A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai dar oportunidade a todas as empresas do concelho de trabalharem com a Autarquia enquanto fornecedoras.
“É uma medida de apoio à economia e às empresas locais. Não há necessidade nenhuma de estarmos a comprar fora aquilo que existe no nosso concelho”, refere Frederico Castro. Com este exemplo da Câmara Municipal, o autarca Povoense acredita também ser possível mudar atitudes. “Tem de ser um hábito dos Povoenses e das nossas instituições, como um todo, comprar local”, destaca.
Independentemente da sua dimensão e da sua área de atividade, as empresas locais estão convidadas a efetuar uma inscrição na página eletrónica do Município de modo a sinalizarem a sua existência e a demonstrarem a sua disponibilidade para fornecer os seus bens e serviços à Autarquia. “Não há empresas consideradas grandes nem pequenas. A única condição é que tenham sede na Póvoa de Lanhoso. Quando tomei posse como Presidente de Câmara disse que queria trabalhar com todos e para todos e vou trabalhar com todos e para todos. Não há forma mais transparente de o fazer do que com este exemplo”, sublinha ainda Frederico Castro, garantindo a implementação de outras medidas de apoio à economia local, no decorrer do mandato.
Registo na página eletrónica do Município
Os dados recolhidos através deste registo, a efetuar de forma voluntária pelas empresas, serão depois organizados por área de atividade de modo a que todas possam, em determinado momento, ser chamadas para trabalhar com a Autarquia.
Critérios como a qualidade, o preço e o prazo serão tidos em consideração, em determinadas áreas; noutras, contudo, o processo será mais simples e, depois de elencadas as empresas prestadoras de um mesmo serviço e, em condições de igualdade, a intenção é trabalhar com todas, de forma metódica e rotativa.
O registo deve ser realizado até ao final do presente ano, através do preenchimento de um formulário simples, que pode ser encontrado em www.povoadelanhoso.pt (www.povoadelanhoso.pt/registo-empresas-prestacao-servicos-ao-municipio/). Nome da empresa, morada, contactos, número de contribuinte e área de atividade são os dados a preencher.
O recurso a empresas de fora do concelho apenas deverá acontecer quando não existir oferta no concelho ou quando esta oferta não apresentar preços de mercado aceitáveis e competitivos, sempre com respeito pelos procedimentos legais de contratualização e de aquisição de bens e serviços.
Aceder aqui: Formulário Registo de Empresas – Prestação de Serviços ao Município