A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já se encontra a executar o projecto “Qualificação das Experiências de Turismo Náutico do Minho ‐ Valorização da estrutura de apoio à praia fluvial de Verim” aprovado no âmbito do Aviso NORTE‐28‐2020‐06.
A execução deste projeto não irá interferir com a época balnear (de 12 de junho a 12 de setembro).
O objetivo deste projeto é, até final de 2021, dotar o território de um equipamento que possibilite qualificar o produto turismo de natureza no Minho, através da consolidação da sua rede de infraestruturas e equipamentos. Este objetivo é multiescalar, já que tem como territórios alvo, à escala micro, o concelho da Póvoa de Lanhoso, à escala meso, a NUTS III Ave e, à macro escala, o Minho no seu todo. Esta dimensão multiescalar concretizar‐se‐á através da integração da oferta que vai ser criada nas ofertas de turismo de natureza já existentes ou a criar no âmbito da presente Estratégia de Eficiência Coletiva - EEC.
À escala micro, a intervenção apresenta os seguintes objetivos: promover o potencial do turístico associado à zona balnear; valorizar as condições de acolhimento dos utilizadores da praia de Verim; promover a acessibilidade à Praia Fluvial, nomeadamente para os utilizadores com mobilidade reduzida; valorizar os recursos endógenos, nomeadamente desta área ribeirinha do rio Cávado; recuperar a vertente paisagística do local, com eliminação das espécies exóticas e substituição por espécies autóctones da mata ribeirinha; mitigar os efeitos erosivos, nomeadamente com o tratamento das encostas; e proteger os recursos naturais existentes no local.
O projecto é constituído pelas seguintes acções: elaboração do projecto de execução; intervenção de valorização da estrutura de apoio à praia fluvial, através de ações de construção civil e de paisagismo; e assistência técnica.
Prevendo‐se que termine em dezembro de 2021, este projeto tem associado um investimento total de 491.434,53€ e conta com um apoio do FEDER de 393.377,23€, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 80,05% do valor do investimento elegível.