Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal entrega Prémio Literário Municipal António Celestino
publicado a 6 de junho de 2018

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso entrega, na próxima sexta-feira à noite, o Prémio Literário Municipal António Celestino. Participam seis escritores do concelho da Póvoa de Lanhoso. O prémio tem um valor pecuniário de 500 euros.

A cerimónia de entrega dos prémios decorre a partir das 21h30, em Taíde (no Salão da Confraria de Nossa Senhora de Porto D’Ave).

Este Prémio surgiu em 2017, inserido no âmbito das comemorações do centenário de nascimento do escritor Povoense António Celestino. Nessa primeira edição, o vencedor foi Tó de Porto D'Ave com o trabalho “Samuel”.

Este prémio é atribuído todos os anos e pretende galardoar Contos e Poesias, as vertentes de em que António Celestino mais se destacou. Este ano, vai premiar a Poesia.

Para além da entrega de prémios, o momento vai englobar a visualização do filme “Retratos a carvão em moldura dourada” sobre a vida de António Celestino, assim como a declamação de poemas de sua autoria. O pianista Ricardo Soares também irá atuar. Toda a comunidade está convidada a participar.

Criado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Prémio Literário Municipal António Celestino destina-se a maiores de 18 anos, residentes na Póvoa de Lanhoso ou comprovadamente descendentes de Povoenses; tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita na comunidade concelhia, defender e valorizar a Língua Portuguesa, promover e incentivar a criação literária e homenagear o seu patrono, que nasceu na Póvoa de Lanhoso e aqui residiu parte da sua vida.

De lembrar ainda que, no âmbito deste mesmo Prémio, a Câmara Municipal promoveu em fevereiro passado mais um Workshop de Escrita Criativa, ministrado por José Abílio Coelho.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, juntamente com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove ainda todos os anos o Concurso Literário Escolar António Celestino.