Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal oferece cadernos de atividades a todos os alunos do 1º ciclo
publicado a 21 de Setembro de 2018

No arranque do ano letivo, a Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso esteve na Escola Básica António Lopes. Foi ali também que, de forma simbólica, Gabriela Fonseca entregou os primeiros cadernos de atividades que a Autarquia oferece a todos/as os/as alunos/as do 1º ciclo do ensino básico do concelho.

Esta medida é uma novidade e representa um reforço dos apoios concedidos pela Autarquia, neste ano letivo de 2018/2019, minimizando o esforço orçamental efetuado pelas famílias Povoenses com a educação dos mais novos.

“O investimento municipal, atendendo ao universo dos alunos e ao empréstimo de manuais escolares por parte do Governo, tem alguma expressão e é completado com as refeições, o transporte (totalmente assumido pela Autarquia), o subsídio aos Agrupamentos de Escolas para implementação dos seus projetos, as Bolsas de Estudo. Aqui, estamos a falar num investimento avultado para um município da nossa dimensão, estamos a falar de perto de um milhão de euros só para a Educação Pré-Escolar e 1º ciclo de ensino básico”, refere a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.

Desta forma, todos/as os/as alunos/as passam dispor gratuitamente dos manuais escolares (fornecidos pelo Estado) e dos já referidos cadernos de atividades. No ano letivo anterior, os alunos do 1º ciclo do ensino básico foram abrangidos pelo regime de gratuitidade dos manuais escolares, tendo a Câmara Municipal, através do pelouro da Educação, complementado a medida preconizada pelo Ministério da Educação com a distribuição de livros de fichas/cadernos de atividades das diferentes áreas curriculares, atendendo aos escalões inerentes à ação social escolar.

De sublinhar que os livros de atividades oferecidos pela Câmara Municipal não têm de ser devolvidos no final do ano letivo.

Uma última nota para informar que já está a decorrer o período de candidaturas para as Bolsas de Estudo, sendo que, para o ensino secundário, termina no final de setembro e, para o ensino superior, termina no final de outubro.