Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal oferece cadernos de atividades a todos os alunos do 1º ciclo
publicado a 30 de Julho de 2018

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai oferecer os cadernos de atividades a todos/as os/as alunos/as que frequentem 1º ciclo do ensino básico no ano letivo de 2018/2019.

Esta medida insere-se na intenção da Câmara Municipal de reforçar os apoios concedidos no ano letivo de 2017/2018, minimizando o esforço efetuado pelas famílias Povoenses, por forma a que todos/as os/as alunos/as possam dispor gratuitamente dos manuais escolares e dos cadernos de atividades.

De lembrar que, no ano letivo transato, os alunos do 1º ciclo do ensino básico foram abrangidos pelo regime de gratuitidade dos manuais escolares, tendo a Câmara Municipal, através do pelouro da Educação, complementado a medida preconizada pelo Ministério da Educação com a distribuição de livros de fichas/cadernos de atividades das diferentes áreas curriculares, tendo em conta os escalões inerentes à ação social escolar.

Esta é apenas uma das vertentes do apoio prestado pela Autarquia às famílias Povoenses. “O investimento municipal, atendendo ao universo dos alunos e ao facto do empréstimo de manuais escolares por parte do Governo, não é muito significativo. Mas esta é uma pequena parte da ação social escolar. Se tivermos em conta as refeições, o transporte (totalmente assumido pela autarquia), o subsídio aos Agrupamentos de Escolas para implementação dos seus projetos, estamos a falar num investimento avultado para um município da nossa dimensão, estamos a falar de perto de um milhão de euros só para a Educação Pré-Escolar e 1º ciclo de ensino básico”, refere a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.