Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal organiza as I Jornadas POVOAR.TE
publicado a 8 de setembro de 2023

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com o centro de Formação Sá de Miranda, irá dinamizar as I Jornadas POVOAR.TE, já no próximo dia 13 de setembro.

Estas Jornadas vão contar com a presença do Comissário Nacional do Plano Nacional das Artes, Dr. Paulo Pires do Vale e, um dos pontos da agenda de trabalhos será a assinatura do protocolo de Cooperação entre o Município e as Escolas do concelho (Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e EPAVE) e o Plano Nacional das Artes.

O referido protocolo prevê um conjunto de ações no âmbito da educação e da cultura, principalmente no que diz respeito à implementação do Plano de Ação Estratégica do PNA, nomeadamente no Eixo A – Política Cultural; no Eixo B – Capacitação; e no Eixo C – Educação e Acesso.

O Plano Nacional das Artes (PNA), desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.

Tem ainda como premissas incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

As I Jornadas Pedagógicas POVOAR.TE vão decorrer no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso e após a assinatura do protocolo, terá lugar um momento dedicado à partilha de experiências nas escolas, no âmbito do Plano Nacional das Artes, pelas 11 horas. Para o período da tarde, estão previstos workshops dedicados ao “Projeto Cultural de Escola”.

 

POVOAR.TE é como se designa a aposta que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou já no ano passado com a apresentação da curta-metragem “Inquietação” e que visa a projetação do património histórico do concelho, fora de portas. O projeto, que é um dos resultados “informais” do CULTURA.IN, parte de uma base de envolvimento da comunidade local na construção de produtos culturais e artísticos. Em 2022, o destaque foi a Maria da Fonte, mas pretende-se dar visibilidade a outros elementos relevantes para a identidade da Póvoa de Lanhoso, como o Castelo de Lanhoso, a Filigrana e Gonçalo Sampaio.

Veja aqui o programa: