Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Caminhadas pelo concelho são já referência regional
publicado a 18 de Julho de 2018

Cerca de 450 pessoas, muitas delas vestidas a rigor, participaram na divertida e assustadora Caminhada Noturna alusiva à sexta-feira 13, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu, claro está, na passada sexta-feira.

Nos últimos tempos, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vem organizando, de forma sistemática, um conjunto de caminhadas vocacionadas para dar ao/à participante uma outra perspetiva sobre o concelho Povoense. Esta superou todos os recordes em termos de participações. “Esta iniciativa é já uma referência para quem aprecia caminhar. É já um sucesso. Temos pessoas que vêm de muito longe, para participar e que repetem essa participação nas diversas caminhadas que temos promovido. Estamos muito satisfeitos”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

O autarca relembra que esta iniciativa tem como primeiro objetivo dar a conhecer o rico património cultural, histórico e ambiental da Póvoa de Lanhoso, ou seja “aquilo que nos torna únicos”, quer à comunidade local quer a pessoas de fora do concelho. Desta vez, há a registar caminhantes provenientes de locais como Póvoa de Lanhoso, mas também Braga, Guimarães, Porto, Viana do Castelo, Gaia, Paços de Ferreira, Lixa ou Trofa, para dar alguns exemplos. 

O percurso, cuidadosamente planeado e com uma extensão de aproximadamente 10 quilómetros, atravessou locais bem escuros, detentores de uma atmosfera mística, sombria e de ruídos estranhos, interrompidos pelas luzes das lanternas.

No Castelo de Lanhoso, sensivelmente a meio do percurso, os/as participantes puderam assistir à leitura do esconjuro, ritual que, segundo a lenda, serve para afastar as meigas (bruxas) e os maus espíritos. De seguida, foi servida a Queimada Galega.

Esta caminhada arrancou da Praça Eng. Armando Rodrigues e terminou na Piscina Municipal Descoberta, pela 01h00 de sábado, 14 de julho.

A próxima caminhada está já agendada para a noite de 3 de agosto. Esta será também a última caminhada noturna deste ano.