A Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, reuniu com representantes da Comissão de Certificação do Património Cultural, I.P., do Turismo de Portugal, I.P., e da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.
A reunião, que decorreu por videoconferência e contou com a presença dos técnicos Orlando Fernandes e Francisco Machado do município povoense, teve como propósito a apresentação da contextualização histórica do Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal e dos resultados alcançados até ao momento, nomeadamente no processo de sinalética já em curso em alguns municípios.
Foram também dados a conhecer os principais objetivos do consórcio liderado pelo Município da Póvoa de Lanhoso, designadamente a certificação deste Caminho de Santiago. Entre as mais-valias da certificação, destacam-se o reconhecimento do interesse público dos itinerários, a legitimidade para o uso da marca “Caminho de Santiago Certificado” e o acesso a financiamento para a salvaguarda e valorização deste trajeto.
Por parte da Comissão de Certificação, foram elencados alguns trâmites necessários à elaboração do dossiê exigido para a submissão do pedido. Foi ainda considerado oportuno e encorajador o reconhecimento, por parte desta entidade, do trabalho já realizado no terreno pelos 12 municípios que constituem o consórcio, bem como a perceção de que os critérios aplicáveis à certificação são exequíveis.
A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, que integra o consórcio desde 20 de março de 2024, manifestou total disponibilidade para apoiar e colaborar no processo de certificação. Acresce o entendimento de que o Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal reúne todas as condições para ser certificado, tendo sido também destacada a quantidade de informação já reunida e compilada, quer de natureza histórica quer de apoio logístico aos peregrinos, o que permitirá acelerar o processo junto da Comissão de Certificação.
No final da reunião, ficou acordado que, em paralelo com a aplicação da sinalização ao longo dos 260 quilómetros (entre Freixo de Espada à Cinta e Braga), serão desenvolvidos os trabalhos necessários à reunião de toda a informação indispensável para agilizar o processo de certificação deste Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal.
Houve ainda oportunidade para partilhar com os/as presentes que o município povoense aprovou recentemente, em sede de Reunião de Câmara, as Normas de Participação e Funcionamento da Peregrinação por Etapas do Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal. A autarquia, através do Pelouro da Cultura, irá organizar esta peregrinação por etapas, a realizar um sábado por mês, com duração prevista de um ano. O objetivo desta iniciativa é permitir aos/às participantes a descoberta contínua do património cultural e natural dos concelhos atravessados por este novo caminho jacobeu. Os 12 municípios que são abrangidos por este Caminho são, além da Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Flor, Murça, Alijó, Braga, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Mirandela, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.