– desde a sua apresentação foram mais de 200 os peregrinos/bicigrinos que percorrerem este percurso
O Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal esteve presente na Fairway – VI Fórum do Caminho de Santiago, que decorreu na Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela de 09 a 11 de novembro,
A presença neste certame decorreu do convite da União Internacional de Peregrinos Jacobeus que participou integrada no stand nacional “Visit Portugal”, da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Esta parceria pretende reforçar “o alinhamento estratégico da oferta nacional dos Caminhos de Santiago, reforçando a cooperação entre as regiões e a importância desta rota secular como produto turístico estruturante”.
A realização deste evento contribuiu para alavancar a importância económica, cultural e espiritual dos Caminhos de Santiago e, simultaneamente, criar laços de aproximação entre territórios ibéricos e europeus.
O Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal, que é um projeto do qual a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é promotora, agrega 12 municípios (Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Mirandela, Murça, Alijó, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Braga), a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago.
Este “Caminho” esteve, assim, representado neste fórum de profissionais dedicados aos Caminhos de Santiago, enquanto fenómeno internacional do setor do turismo.
Os Camino Lovers, influencers dos Caminhos de Santiago e que têm uma música dedicada à comunidade peregrina ( ), também estiveram na Fairway a convite da mesma associação e demonstraram curiosidade em saber mais acerca do Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal para, futuramente, calcorrearem a região de Trás-os-Montes e o Minho.
Desde a apresentação deste Caminho de Santiago, a 20 de março de 2024, na Igreja Românica de Fontarcada, foram registados, até à data de hoje, 211 peregrinos/bicigrinos a percorrerem este percurso de aproximadamente 260 quilómetros, entre Freixo de Espada à Cinta e Braga.