A Eco Loja Comunitária da Póvoa de Lanhoso iniciou ontem, 8 de Setembro, a sua campanha “Regresso às Aulas”, disponibilizando à comunidade vários materiais escolares, brinquedos, roupa e calçado para crianças e jovens.
Com o arranque do ano letivo à porta, esta campanha pretende ajudar pais e encarregados de educação a preparar o início desta nova fase para os/as alunos/as povoenses.
Esta iniciativa, promovida pela Ação Social do Município da Póvoa de Lanhoso, marca o início de uma semana em que esta campanha pretende chegar ao maior número de pessoas, procurando facilitar o acesso a materiais fundamentais para esta nova fase, com o início do ano escolar.
Todos os interessados podem deslocar-se à Eco Loja Comunitária da Póvoa da Lanhoso, localizada junto às Piscinas Municipais, entre as 09h30 e as 12h00 e as 14h00 e as 18h00.
Esta fase pode ser desafiante e onerosa para muitas famílias, pelo que esta ação do Município é um apoio importante neste sentido. Após a campanha de recolha destes materiais, em que ficou patente o espírito comunitário e solidário neste Concelho, é agora o momento de dar uma segunda vida a estes produtos e materiais, que podem fazer a diferença na vida de muitos alunos.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso levou a cabo uma campanha de recolha deste tipo de materiais, incentivando as pessoas a desfazerem-se daquilo que já não lhes fazia falta e que já não servia para os seus filhos, sendo agora o momento de poder procurar e encontrar o que precisam.
Pretende-se, assim, ajudar pais e encarregados de educação nesta fase em que os agregados familiares ficam sobrecarregados com os custos relativos a materiais, roupas e outros, ao mesmo tempo que podem dar aquilo que já não serve, quer em tamanho, quer pela evolução de ciclo.
A Vereadora dos Pelouros da Ação Social e da Educação, Fátima Moreira, esteve presente no momento da abertura e subscreveu o centésimo cartão de utilizador da Eco Loja Comunitária, que funciona agora numa lógica de troca por troca mais transversal de adesão de diferentes serviços e produtos, tendo sido adotado um novo Normativo de atuação. A loja, que reabriu há pouco com um novo conceito, tem tido uma afluência bastante grande chegando aos 100 utilizadores em apenas 3 meses.
Estas ações, promovidas pelos Serviços de Ação Social, acontecem dentro de uma ótica de solidariedade, sustentabilidade e de economia circular.
Estas iniciativas dão uma nova vida aos bens, promovem a sustentabilidade, a redução de consumo e uma maior poupança para os agregados familiares, sendo um excelente exemplo para os/as mais novos/as, que aprendem assim, a poupar, a partilhar e a reutilizar.