Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Castelo de Lanhoso continua a dar lições de história às pessoas visitantes
publicado a 5 de novembro de 2020

O ex libris da Póvoa de Lanhoso, o Castelo de Lanhoso, continua a receber visitas, com respeito pelas orientações das autoridades de saúde. A sua Torre de Menagem é uma verdadeira porta de entrada para uma viagem pela história.

É precisamente no interior da Torre de Menagem, que existe um núcleo museológico, com uma exposição permanente de objetos arqueológicos, descobertos, principalmente, no Castro de Lanhoso.

Em 2010, a Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso foi intervencionada com vista à sua requalificação. Foi no decorrer dos trabalhos arqueológicos realizados na base da Torre de Menagem que foi possível aos arqueólogos detetar um provável Altar de Sacrifício pré-romano, o qual é possível observar a partir do piso inferior da Torre de Menagem.

No relatório elaborado pelo arqueólogo municipal, avança-se a hipótese de que os habitantes do Castro de Lanhoso, instalados a meia encosta do monte de Lanhoso, prestavam culto aos deuses indígenas no cume do monólito granítico e a hipótese de que se está perante um possível altar de sacrifício da Idade do Ferro, em que o acesso só era permitido aos sacerdotes da comunidade castreja do Castro de Lanhoso.

De momento, o Castelo de Lanhoso pode ser visitado de quarta a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

Relatório Final dos Trabalhos Arqueológicos