Cerca de 400 pessoas participaram, esta tarde, no Arraial Minhoto, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da Rede Social, promoveu para utentes dos Centros de Convívio e das IPSS’s locais.
“Este é um Arraial que fazemos todos os anos com muito gosto, porque estas pessoas merecem tudo o que fazemos por elas”, referiu o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, presente nesta iniciativa. “São pessoas a quem muito devemos e que muito fizeram pela nossa terra. Os tempos delas não foram fáceis por isso mesmo é que estamos a retribuir e a contribuir para que passem uma velhice muito melhor, nomeadamente, com estas iniciativas, que são para continuar”, acrescentou o autarca. A preocupação do Executivo por esta população está também patente na recente criação do Provedor do Idoso. “Claro. O Provedor do Idoso vai dar muita força a esta faixa etária, porque é uma pessoa com muita sensibilidade e, de certeza, que ele vai tratar de raiz alguns assuntos”, continuou Avelino Silva, que tutela o Pelouro da Ação Social. “Não foi por acaso que eu fiquei com a área social. É uma área que me diz muito e, por isso, vou tentar desenvolvê-la o máximo que puder em prol destas pessoas, que são pessoas muito sensíveis e muito carinhosas e a quem eu aprecio, porque são pessoas que me tocam muito”, refere.
Para além da música e da sardinha assada, a tarde contou ainda com as tradicionais marchas e quadras populares apresentadas pelos/as participantes.
Tratou-se da quarta edição deste Arraial Minhoto, que visa não só promover a comemoração dos santos populares e incentivar a continuidade destas tradições, mas também proporcionar momentos de convívio e de divertimento a esta população em particular.
Ana Maria do Vale, do Centro de Convívio de Fontarcada/Oliveira, deixou um dado curioso. “Com estas iniciativas eu venho a reencontrar amigas, com quem trabalhei na fábrica, no ano de 74 e por aí, até que eu casei. Depois cada uma foi para seu lado e agora a gente vai-se reencontrando nestes convívios e pomos a conversa em dia, falamos dos filhos, dos netos, recordamos coisas e pessoas da nossa infância. É muito bom”, partilhou.
António Gonçalves, do Centro de Convívio de Fontarcada/Oliveira já costuma vir a estes encontros. Estou a gostar. É importante para rever as pessoas, para conviver”, salientou.
Maria José de Matos, do Centro de Convívio de São João de Rei, mostrou-se satisfeita. “Está tudo bom e está a correr tudo muito bem. Nós temos vindo sempre”, salientou. Herculano Rebelo, do mesmo Centro de Convívio, também se estava a divertir. “Está muito bom como de costume”, referiu, considerando que este convívio é uma iniciativa importante e que se deve manter, “para rever antigas amizades, mas também fazer novas amizades”. Satisfeito no Centro de Convívio? “Muito”, respondeu.
Maria das Dores da Silva, do Centro de Convívio de Friande, não escondia a satisfação.“Estou a gostar muito. É muito bonito o convívio de toda a gente”, afirmou.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com os Centros de Convívio, IPSS’s e outros parceiros da área social, promove com regularidade diferentes atividades direcionadas para a população sénior, de modo a promover o envelhecimento ativo e a combater a solidão.