“Circo” e “Alba” foram as duas produções que encerraram a fase de competição do Concurso Nacional de Teatro (CONTE) de 2019. O júri terá agora a difícil tarefa de atribuir os prémios aos nomeados e às nomeadas em cada categoria.
A comédia “Circo” foi apresentada por Os Plebeus Avintenses, no dia 22 de fevereiro. Esta produção tem texto e encenação de Linda Rodrigues.
O drama “Alba” foi apresentado pelo Teatro Nova Morada, no dia 23 de fevereiro. O autor do texto (a partir da Casa de Bernarda Alba de Federico García Lorca) e encenador é Nuno Loureiro.
O CONTE termina no próximo sábado, dia 2 de março, com a gala de encerramento e entrega de prémios.
O Concurso Nacional de Teatro é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA) com apoio da Fundação INATEL.
Nove companhias de todo o país subiram ao palco do Theatro Club com outras tantas produções. O certame conta com 12 prémios, sendo de destacar o Prémio Ruy de Carvalho (patrono do CONTE), para a melhor produção.
O ator é o patrono do CONTE e já esteve presente em diversas edições do Concurso. A companhia que ganhar este prémio, fruto do apoio do INATEL, receberá um apoio pecuniário de 1500 euros e compromete-se a realizar três espetáculos em digressão pelo país (um na zona norte, um na zona sul e um na zona metropolitana de Lisboa). Em contrapartida, a companhia vencedora deverá, no ano seguinte, criar uma pequena performance para a Gala de Encerramento do CONTE em 2020.
Este ano, a Cenografia recebe o prémio João Barros, vencedor em 2018 do Prémio Prestígio Personalidade, entretanto falecido. Para além disto, cabe em 2019 à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso designar a figura do teatro a distinguir com o Prémio Prestígio Personalidade.
Os prémios em disputa são: Melhor Desenho de Luz [Prémio Orlando Worm]; Melhor Cenografia [Prémio João Barros]; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Ambiente Sonoro; Melhor Interpretação Principal Feminina; Melhor Interpretação Secundária Feminina; Melhor Interpretação Principal Masculina; Melhor Interpretação Secundária Masculina; Melhor Encenação; Prémio Prestígio Personalidade; Júri Popular [Prémio Maria da Fonte]; e Melhor Produção [Prémio Ruy de Carvalho].