O Clube Comunitário da EPAVE apresentou, nos Paços do Concelho, o projeto “Unidos pelas Memórias”, dedicado à realização de atividades interativas com pessoas seniores, com foco na recordação dos velhos tempos.
No dia 27 de junho, a Vice-Presidente da Autarquia, responsável pelo Pelouro da Educação, Fátima Moreira, recebeu este grupo de formandos/as da EPAVE, destacando, de entre outras considerações, a importância destes projetos que aportam aos/às estudantes várias competências, transversais e de carreira, bem como de forma integrada, uma cidadania mais ativa. Todo o processo promoveu nos/as mais jovens competências como empatia, planeamento, criatividade, comunicação, trabalho em equipa e responsabilidade.
Recordar tempos antigos, unir as diferentes faixas-etárias e reduzir o sentimento de solidão foram objetivos deste projeto, que foi aplicado junto das pessoas seniores utentes da Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião.
Esta aproximação entre diferentes gerações foi alcançada através da realização de várias dinâmicas, desde momentos musicais, jogos tradicionais, recolha de histórias e vivências pessoais, reflexão sobre provérbios e o seu significado, bem como partilha de experiências de vida e de conselhos para as gerações mais novas.
Nesta apresentação, estiveram também presentes a professora da EPAVE, Luísa Barbosa, a coordenadora do Projeto dos Clubes Comunitários da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, Inês de Castro, e a Coordenadora da Rede de Psicólogos Escolares da Zona Norte, Sílvia Oliveira.
Os Clubes Comunitários constituem uma intervenção psicológica educacional, no domínio do Desenvolvimento de Carreira, no ensino secundário, destinada a promover competências e integram-se na Rede dos Psicólogos Escolares (Zona Norte) da Comunidade Intermunicipal do Ave e da Associação de Psicologia da Universidade do Minho. Através do respetivo Clube Comunitário, estes/as formandos/as da EPAVE, sob a coordenação da Psicóloga Escolar, Ana Oliveira, dinamizaram o projeto “Unidos pelas Memórias”.