A organização da pré-Jornada Mundial da Juventude foi um dos temas em destaque na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, que decorreu esta quarta-feira, nos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso.
Trata-se de um tema atual, com a aproximação da data da sua realização, em Lisboa, pelo que se exige uma preparação local para bem acolher e receber os/as jovens de várias nacionalidades que passarão pelo nosso concelho a propósito deste evento mundial. Disso mesmo deu conta o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, que presidiu a esta sessão.
“Queremos preparar muito bem, o melhor possível, a Jornada Mundial da Juventude. É um evento muito significativo, com movimento de muitas pessoas. Vamos receber no concelho centenas de jovens e, para nós, preparar muito bem esse momento e esses dias é absolutamente crucial”, destacou o autarca Povoense, de entre outras considerações.
A organização da pré-Jornada Mundial da Juventude envolve diferentes entidades, com áreas de atuação que vão desde a saúde à educação, para além da Autarquia, do arciprestado e do Comité Organizativo Arciprestal de Póvoa de Lanhoso. Desta forma, foi possível, nesta oportunidade, partilhar preocupações e necessidades. “Na Póvoa de Lanhoso, vamos receber centenas de jovens e estamos, Município, agentes de protecção civil e instituições parceiras envolvidas neste processo, concentrados em organizar muito bem esses dias para que tudo corra como todos desejamos”, finalizou Frederico Castro.
O Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, e o Coordenador Municipal, Pedro Dias, também tomaram parte desta reunião, juntamente com representantes de entidades ligadas às freguesias, ao arciprestado, à segurança, à saúde, à educação e ao sector social.
A análise do trabalho desenvolvido pela Proteção Civil, no último ano, e a projeção dos próximos meses, assim como a apresentação da metodologia que servirá de base à Revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso também foram assuntos abordados no decorrer desta reunião ordinária.
Como resultado, destaque para a criação de uma subcomissão para acompanhar e monitorizar o Perigo de Incêndio Rural, um tema que vai exigir a atenção de autoridades e cidadãos/ãs nos próximos meses.