Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Concurso Nacional de Teatro consagrou os melhores da XIV edição
publicado a 5 de maro de 2018

Já são conhecidos os vencedores da XIV edição do Concurso Nacional de Teatro. “António – um nome, dois mundos” do grupo de teatro da associação de funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso venceu o Prémio de Melhor Guarda-Roupa; a Melhor Produção foi a peça “Brincadeiras” do Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal.

O patrono do certame, Ruy de Carvalho, não faltou à Gala de Encerramento, recebendo das maiores ovações de uma noite de consagração. “Amo muito a Póvoa de Lanhoso. Gosto muito dos seus habitantes, dos seus naturais e daqueles que cá vivem. Obrigado por serem tão bons”, começou por referir Ruy de Carvalho, já no palco do Theatro Club. “Estar aqui para entregar prémios, é uma coisa que me honra muito e, que alguns tenham o meu nome, ainda me honra mais. É para mim, uma grande honra fazer parte desta casa. Fiquem sabendo que virei cá enquanto os anos permitirem, já são muitos. Fiz há pouco 91 e já fiz 80 aqui e fui muito bem recebido também nessa altura. São anos de grande prazer, de grande alegria e sobretudo de amor. Nós ficamos a amar esses anos e eu amo-vos muito. Muito obrigado. Venho cá sempre com muito prazer, quer chova quer faça frio”, assegurou, por entre aplausos, Ruy de Carvalho.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, também se dirigiu a Ruy de Carvalho. “O senhor, para além de ser a maior referência do teatro português, é um homem muito generoso. A sua disponibilidade para ser nosso amigo e para ajudar a dar dimensão a este Concurso é algo que só é possível aos grandes homens. Muito obrigado, mestre Ruy. A Póvoa de Lanhoso estará sempre grata à sua pessoa”, considerou o autarca, que ofereceu uma imagem da heroína Povoense, Maria da Fonte, a Ruy de Carvalho.

“Como Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso só poderia estar feliz por ver a minha terra ser valorizada pela Cultura e pela sua identidade. Na autarquia vamos continuar este trabalho de melhorar a qualidade de vida dos Povoenses, valorizando também a cultura. Queremos muito que este caminho seja percorrido com as associações, com as freguesias, com o povo e com todos os Povoenses que gostam da Cultura para que seja possível passar às novas gerações este legado que tanto nos orgulha. Alargando a oferta cultural, criando novos públicos, valorizando os equipamentos culturais e o nosso património, que é único, tenho a certeza de que teremos um concelho que será também uma referência na Cultura”, salientou Avelino Silva, que, na sua intervenção também felicitou os vencedores. “E os vencedores somos todos nós. Os que receberam prémios, os que com honra participaram e todos aqueles que assistimos nestas semanas a momentos fantásticos de representações. Para o ano, cá estaremos para mais um CONTE”, assegurou.

O Presidente da Câmara Municipal esteve acompanhado da Vereadora Gabriela Fonseca e do Presidente da Assembleia Municipal, João Duque. A sala principal do Theatro Club esteve cheia, numa noite que contou ainda com a atuação de elementos da Banda Musical de Calvos.

Consulte aqui a lista dos vencedores do CONTE 2018