Até 4 de dezembro, Povoenses e visitantes podem apreciar a exposição “A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República” do Museu do Brincar, patente no Centro Interpretativo Maria da Fonte, na Póvoa de Lanhoso.
A abertura aconteceu no dia 4 de outubro, na presença dos Vereadores da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso André Rodrigues e João Barroso.
Estiveram ainda presentes seniores e crianças, num encontro de gerações que é revelador das diferentes perspetivas sob as quais esta mostra pode ser vista: ou pelo olhar dos mais novos, na comparação com as brincadeiras de hoje; ou pelo olhar dos mais velhos, no recordar de tempos de meninice.
Esta mostra apresenta um conjunto de peças que se reportam de finais do séc. XIX até aos anos 30 do séc. XX com forte incidência sobre os hábitos e tradições da criança portuguesa.
Da escola ao recreio, do seu quarto às brincadeiras de rua, passando pelas férias na praia. Trata-se de uma exposição diversificada que relata o dia-a-dia da criança enquanto "lá fora" os adultos faziam revoluções e se envolviam na vida política.
Não se trata de uma visão política impercetível para a criança do pré-escolar e 1º ciclo, mas um conjunto de objetos e mensagens icónicas próximas do seu universo do brincar e das vivências atuais, permitindo-lhe quantificar as diferenças entre esse período e a atualidade.
Através desta iniciativa, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinala mais um aniversário da implantação da República (5 de outubro de 1910).
“A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República”
4 de outubro a 04 de dezembro
Centro Interpretativo Maria da Fonte
Segunda a sexta-feira: 09h30 – 12h30 | 14h00 – 17h30
Tel: 253 639 798
E-mail: ci.mariadafonte@mun-planhoso.pt (marcações para visitas fora do horário de funcionamento)