A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através dos Serviços de Educação, está a implementar um Programa que visa promover o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças.
A implementação do programa Devagar se Vai ao Longe teve início no 2.º período do presente ano letivo nas turmas do 3º ano da Escola Básica do Cávado e, também, no 3º período, na Escola Básica da Póvoa de Lanhoso.
As ações que dele fazem parte visam fortalecer as competências emocionais e comportamentais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico, preparando uma geração mais resiliente para o futuro. Com uma abordagem abrangente para o desenvolvimento socioemocional, tem por objetivo promover competências emocionais e comportamentais saudáveis desde tenra idade. Através do recurso a diversas estratégias, incluindo práticas de mindfulness, exercícios de resolução de problemas e discussões em grupo sobre sentimentos e emoções, as crianças são incentivadas a explorar e compreender melhor suas próprias emoções, bem como a desenvolver habilidades de comunicação e empatia.
As competências socioemocionais desempenham um papel crucial no desenvolvimento holístico das crianças, pois capacitam-nas para construir relacionamentos saudáveis, empáticos, não violentos e a gerir as suas emoções de maneira construtiva.
Essas competências facilitam a comunicação eficaz, e vão permitir que as crianças naveguem pelos desafios interpessoais, resolvam conflitos e trabalhem em equipa de forma colaborativa.
A Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, reforçou que “ao investirmos no desenvolvimento destas competências, estamos a preparar as nossas crianças para enfrentarem os desafios da vida com resiliência e a dar-lhes ferramentas para melhor se adaptarem às situações, para reduzir problemas emocionais e comportamentais e para a promover o sucesso académico”.