De forma a assinalar o Dia Municipal para a Igualdade (23 de março), a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso deu início a um conjunto de visitas inclusivas ao Castelo de Lanhoso, em parceria com instituições locais.
No arranque do projeto Castelo Inclusivo, utentes da Casa de Trabalho de Fontarcada puderam ficar a conhecer melhor o ex libris do concelho. Instituições como a ASSIS - Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte e a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga também irão participar, mas a iniciativa é aberta a qualquer entidade do país (mediante marcação).
Tornar o Castelo de Lanhoso acessível a todas as pessoas visitantes através de dinâmicas que desafiam as suas capacidades é o objetivo principal do projeto Castelo Inclusivo.
Admitindo como pressuposto que o direito ao conhecimento é universal, cada visita é adaptada ao escalão etário e às características do grupo, de forma a que as pessoas possam usufruir da melhor forma deste espaço. Em paralelo, de modo a poder proporcionar uma experiência mais completa, em breve, serão disponibilizadas visitas guiadas ao Castelo de Lanhoso com recurso à Língua Gestual Portuguesa.
A Póvoa de Lanhoso assinala o seu Dia Municipal para a Igualdade a 23 de março, data apontada pelos historiadores como a do início da Revolta protagonizada por uma Mulher Povoense, a Maria da Fonte.