Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Emoções ao rubro na 8.ª edição do XCO Tesouros do Ave
publicado a 23 de setembro de 2025

Porto d’Ave recebeu no passado fim-de-semana a 8.ª edição do BTT XCO Tesouros do Ave, que é uma realização conjunta da AETAD - Eventos Tesouros do Ave e da Associação de Ciclismo do Minho (ACM) e que contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Esta que foi a quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – Viamaris, destinava-se às categorias de escolas (sub-7/sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15) e competição (sub-17, sub-19, sub-23, elites, masters e paraciclismo), masculinos e femininos e foram cerca de 300 os/as atletas que participaram, vindos dos mais diversos locais.

O XCO (Cross Country Olímpico) é uma vertente de BTT e é uma modalidade olímpica, sendo as provas que fazem parte deste calendário realizadas em circuitos com características especificas, ondulados e variados, incluindo descidas técnicas, caminhos pelo meio da floresta, terreno rochoso e vários obstáculos.

O circuito de XCO de Porto d’Ave, bastante elogiado pelos/as atletas que participam nas provas é dos mais apreciados pelos amantes da modalidade, devido às suas caraterísticas, tendo já sido palco de um Campeonato Nacional.

A organização desta prova e tudo o que a mesma envolve para cumprimento da regulamentação estipulada pela ACM está a cargo de José Araújo que, com a ajuda de alguns elementos da Tesouros do Ave, mantém este circuito nos calendários da modalidade. É também esta Associação que assegura a manutenção do circuito ao longo do ano pois são vários os/as atletas que o utilizam para treinos.

A Eventos Tesouros do Ave, que já organiza esta prova desde 2018, tem conseguido ao longo dos anos reunir condições, recursos e meios para a sua concretização que já é uma marca nacional no panorama da modalidade.

Com o apoio de várias entidades e patrocinadores esta é mais uma prova desportiva diferenciada e diferenciadora que se realiza na Póvoa de Lanhoso e que traz ao concelho centenas de forasteiros no fim-de-semana da sua realização.

Rui Ferreira foi o primeiro classificado na categoria Cadetes e Masters no Cross Country e Leandra Gomes, conhecida ciclista filha da terra, arrebatou o primeiro lugar em femininos. As restantes classificações podem ser facilmente consultadas na página da ACM, cujos comissários assumem o total controlo de registo de tempos e classificações.