Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Está aí mais um fim-de-semana de CONTE na Póvoa de Lanhoso
publicado a 14 de fevereiro de 2019

Está aí mais um fim-de-semana de Concurso Nacional de Teatro, na Póvoa de Lanhoso, com a apresentação de mais duas peças, sexta-feira e sábado.

“A Lição” é como se designa a produção que a ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa apresenta nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, no palco do Theatro Club.

Já no sábado, dia 16 de fevereiro, “A Visita da Velha Senhora” pelo GAC - Grupo d’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal é a proposta.

O Concurso Nacional de Teatro é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA) com apoio da Fundação INATEL.

Nove companhias de todo o país sobem a palco com outras tantas produções. O certame conta com 12 prémios, sendo de destacar o Prémio Ruy de Carvalho (patrono do CONTE), para a melhor produção.

Todos os espetáculos têm o início marcado para as 21h45, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso. O CONTE termina no dia 2 de março, com a gala de encerramento e entrega de prémios.

 

“A Lição”

Com texto de Mónica Gomes (a partir de original com o mesmo nome de Eugene Ionesco), “A Lição” tem encenação de Mónica Gomes e enquadra-se no Teatro do Absurdo. Destina-se a maiores de 12 anos.

Um professor, especializado em todas as áreas do conhecimento, recebe na sua própria casa alunas que pretendem apresentar-se às provas de doutoramento. Uma nova aluna vem apresentar-se para fazer a sua formação específica e todo o diálogo ocorre num universo pleno de absurdo, de uma perversidade subliminar que se vai tornando cada vez mais evidente, tudo evoluindo através da manipulação da linguagem.

E, subjacente à linguagem, emerge todo o universo das relações humanas, desde o questionamento sobre o conhecimento, ao sexo e dominação ideológica. “A Lição” é um texto que começa por aparentar ser uma sátira sobre os processos do ensino e a aquisição das aprendizagens. No entanto, à medida que a ação se vai desenrolando, o tom de farsa vai adensando em tragédia, contendo também a própria tragédia, uma dimensão, só na aparência, paródica.

 

“A Visita da Velha Senhora”

“A Visita da Velha Senhora”, uma comédia para maiores de 12 anos, com texto da autoria de Friedrich Durrenmart, tem encenação de Cláudio Hochman.

Uma cidadezinha decrépita nos anos 50, com uma igreja matriz, uma siderurgia falida e as fábricas fechadas, onde nada acontece, anseia pela visita de uma multimilionária excêntrica na esperança de lhe arrancar um generoso donativo.

O seu namorado de há 45 anos, Alfred Ill, agora um merceeiro falido, está encarregado pelo Presidente da Câmara, Padre, Professora e Médico de a convencer a ajudar a cidade.

Clara Zachanassian chega vestida de preto e carregada de joias, de comboio com o seu sétimo marido, um mordomo, dois guarda-costas, dois eunucos cegos, criadas, muita bagagem, uma pantera negra e um caixão.

Mas Clara não veio só visitar o Bosque e o Palheiro onde viveu os seus amores de juventude. Ela veio para se vingar do rapaz que a traiu e a obrigou a abandonar a cidade aos 17 anos, grávida e até mesmo a prostituir-se. Apesar de ter tido a sorte de ter encontrado um marido rico, graças aos seus belos cabelos ruivos, e depois mais outros seis, enriquecendo cada vez mais, Clara quer agora Justiça.

 

Informações e reservas:

theatro.club@mun-planhoso.pt