O Município da Póvoa de Lanhoso promove, de 15 a 19 de julho de 2019, a 3ª edição da Residência Artística de EcoArte, arte criada por artistas que se servem da Natureza como meio do suporte artístico.
Nesta 3ª edição, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso propõe uma descentralização da iniciativa através da dinamização do evento no Parque do Pontido (em vez do Parque do Carvalho de Calvos), um espaço verde e agradável enriquecido por equipamentos de utilidade pública que estabelece uma relação entre a população e o Ribeiro do Pontido.
Tal como nas edições anteriores, também desta vez os trabalhos serão desenvolvidos ao ar livre, permitindo que a população acompanhe a evolução de cada criação. No final, as instalações artísticas resultantes ficarão no local, podendo ser fruídas pela comunidade.
De entre outros apoios, o Município assegura às pessoas participantes os materiais orgânicos necessários para a elaboração da obra de Ecoarte assim como oferece a alimentação aos participantes durante a residência artística.