Promover a literacia em saúde é o principal objetivo das Jornadas de Saúde & Bem Estar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso coorganiza, entre hoje e sexta-feira. Trata-se de mais um momento que se insere no âmbito da iniciativa Maio Social.
“Faz todo o sentido trazermos ao programa político, de forma concertada e intencional, a reflexão à volta da saúde”, destacou, na intervenção inaugural, a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira. “Enquanto agentes políticos, a nossa primeira prioridade é a promoção da saúde e, enquanto organização desta iniciativa, consideramos que um dos objetivos principais que ela encerra é o de melhorar a literacia em saúde, melhorar os conhecimentos e competências que todos podemos ter, na nossa saúde e na saúde da nossa comunidade”, destacou a responsável pelo Pelouro da Saúde. Para Fátima Moreira, “cada cêntimo que investimos em literacia em saúde, em prevenção da doença, são euros que poupamos ao Sistema Nacional de Saúde”.
A abertura oficial decorreu na manhã desta quarta-feira, 24 de maio, com uma visita ao recinto, em que participaram, para além da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Fátima Moreira, os vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, assim como o Diretor Executivo do ACES Gerês-Cabreira, Nuno Oliveira, e representantes das entidades coorganizadoras e das coletividades locais.
Destacando a presença no certame de entidades dos setores social, público e privado, o Diretor Executivo do ACES Gerês-Cabreira, Nuno Oliveira, salientou que “é fundamental que estas sinergias aconteçam e que toda a capacidade instalada que existe destas três áreas que trabalham o setor da Saúde possam ter projetos comuns e uma resposta articulada para a população”. Para este responsável, “se este é um bom exemplo de integração e de articulação, o Serviço Nacional de Saúde também, na sua própria casa, tem de aproveitar estes exemplos e saber fazer esta articulação dos próprios serviços e integração de cuidados. É isso que está a ser feito agora com a criação das Unidades Locais de Saúde”, referiu, de entre outras considerações, falando na sessão de abertura.
Na oportunidade, a Câmara Municipal ofereceu dois manequins para formação em suporte básico de vida à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC Coração do Minho) do ACES Gerês-Cabreira.
Ficou assim dado o pontapé de saída para estas Jornadas, que envolvem entidades de saúde ligadas às mais variadas áreas, incluindo o Centro de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia, as farmácias, as óticas, as ervanárias, as lojas de produtos de ortopedia e similares, os laboratórios de análises e exames, consultórios de saúde mental, consultórios de nutrição, centros de cuidados geriátricos, clínicas de fisioterapia, bem como a Associação Empresarial do Minho.
A realização destas Jornadas tem no seu âmago a organização conjunta entre o Município da Póvoa de Lanhoso e mais de vinte entidades parceiras do território, sendo os objetivos principais alertar e consciencializar a comunidade para a importância da preservação da saúde para a manutenção de uma melhor qualidade de vida, felicidade e bem estar.
Incentivando práticas e estilos de vida saudáveis com caráter promotor e preventivo, paralelamente, pretende-se também divulgar os serviços ligados à saúde e bem estar existentes no concelho, informando, sensibilizando e incitando à reflexão sobre temáticas de saúde.
Com um vasto programa de ações de educação para a saúde e de literacia em saúde, a população poderá contar com ofertas muito diversificadas, que vão desde os rastreios e terapias aos serviços e equipamentos de saúde e bem estar, incluindo palestras e oficinas práticas.