Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, o centro da Vila da Póvoa de Lanhoso regressa ao passado para receber a III Feira Tradicional Maria da Fonte. A entrada é livre.
De lembrar que esta iniciativa integra a programação do Dia do Concelho (25 de setembro), na Póvoa de Lanhoso.
A realização de uma homenagem à Maria da Fonte (23 de setembro, domingo, 18h30) e de uma desfolhada comunitária (22 de setembro, sábado, 21h00) são dois dos momentos principais. Esta desfolhada, para além do encontro entre gerações e da tradição da apanha do milho, vai ainda oferecer Cantares Tradicionais, Vinho Verde regional, Sardinha Frita com Broa e Fruta da época. As recriações do Casamento da Maria da Fonte e das Lavadeiras do Minho assim como alguns apontamentos de teatro também prometem marcar esta edição.
Ao longo destes dois dias, para além da Feira, haverá ainda animação de rua diversificada e contínua. Jogos tradicionais, cantares ao desafio e bombos também fazem parte do programa. Não vão faltar as típicas tabernas para saborear a gastronomia e as iguarias típicas da região e a doçaria conventual.
A feira tradicional Maria da Fonte é um evento histórico-cultural que pretende promover a Póvoa de Lanhoso e exaltar o nome da mulher que tanto orgulha e dignifica os/as Povoenses a nível nacional. Recriar a época da Maria da Fonte é recriar as tradições das suas gentes, usos, costumes, artes e ofícios num momento de partilha e de comunhão com a história e com as raízes locais.
A Feira Tradicional Maria da Fonte é um projeto sociocultural, que tem na sua génese as tradições e práticas seculares das gentes da Póvoa de Lanhoso. Apela à participação e união de todos os agentes locais e à comunidade em geral, com o intuito de promover a etnografia local, fomentar a comunicação intergeracional; potenciar o turismo e comércio locais, num momento de unidade e fomento ao sentimento de pertença à Terra da Maria da Fonte.
O centro da Vila da Póvoa de Lanhoso vai ser o palco desta Feira, onde entram ainda em cena exposições, folclore, música popular, etnografia e a boa disposição e alegria dos/as Povoenses.
22 e 23 de setembro
10h00 - Abertura da Feira Tradicional
23 de setembro
19h00 – Encerramento da Feira