Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Festas Concelhias de São José animam a Póvoa de Lanhoso durante o fim-de-semana
publicado a 17 de março de 2022

Festas Concelhias de São José animam a Póvoa de Lanhoso durante o fim-de-semana

 

Aproxima-se o principal fim-de-semana das festas em Honra de São José, na Póvoa de Lanhoso. A noitada, na sexta-feira, 18 de março; a procissão, no dia do Pai, sábado, 19 de março; e a tarde de folclore, no domingo, 20 de março, são alguns dos destaques das festividades concelhias.

Para além destes, existem muitos mais bons pretextos para que Povoenses e visitantes participem no São José da Póvoa de Lanhoso, a primeira grande romaria do ano da região, depois de dois anos em que não se realizou nos moldes habituais devido à pandemia.

Assim, na sexta-feira, 18 de março, o programa começa pela abertura da exposição “Lenços de Amor, versos ao Pai – do Pai da Terra ao Pai do Céu”, às 21h00, na galeria do Theatro Club. Trata-se de uma parceria com a Rusga de São Vicente de Braga. A partir das 21h30, a noite é musical e solidária, em favor da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. Desta forma, em palcos descentralizados e com início à mesma hora, Os Pêgas atuam nos Paços do Concelho; Tiago Maroto atua na Praça Eng. Armando Rodrigues; Davimúsica e Dacapo atuam no Jardim António Lopes; e os Dj’s Rui e Cirilo atuam no Anfiteatro do Pontido. Para as 24h00, uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício, a partir do Parque do Pontido, encerra o programa para este dia.

No sábado, 19 de março, que é também o principal dia das festas, a habitual Feira Franca começa às 9h00, no Campo da Feira. À mesma hora, começa o Concurso Pecuário, no Parque do Pontido. A cerimónia do Hastear da Bandeira está marcada para as 10h00, nos Paços do Concelho, seguindo-se a Missa Solene, às 11h00, na Igreja Matriz. O ponto alto das festividades, a Majestosa Procissão em honra de São José, percorre as principais artérias da Vila sede de concelho a partir das 15h00. Para as 16h30, está marcado o início do Concerto de Bandas Filarmónicas, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da Banda Musical de Calvos. A música continuará à noite, a partir das 21h30, mas já com estilos diferentes. Assim, os ZecAdegas são a proposta para o palco nos Paços do Concelho; e Tiago Barbosa é a proposta para o Jardim António Lopes. LEIRBAG, Raphaël Showcase e Pakotes convida Malabá são as propostas para a Praça Eng.º Armando Rodrigues, enquanto o Dj Ruy Vercetti atua no Anfiteatro do Pontido. A noite encerra com uma sessão de fogo-de-artifício a partir do Parque do Pontido, às 24h00.

O último dia de festas, 20 de março, tem o XXXVI Concurso de Pesca Desportiva de São José agendado para as 9h30, na Pista de Pesca de Santo Emilião, numa organização da Secção de Pesca do Sport Clube Maria da Fonte. Para as 10h30, está marcado o espetáculo infantil “As músicas do Professor Carlos”, nos Paços do Concelho, o mesmo local que acolhe, a partir das 15h00, a tarde de Folclore, com as atuações dos grupos do concelho: Rancho Folclórico de Garfe, Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada, Rancho Folclórico de Porto D’Ave – Taíde, Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso e Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim. Com início à mesma hora, mas em palcos distintos, haverá ainda as atuações do grupo Cantares da Nossa Aldeia, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, e do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, no Jardim António Lopes. Às 15h30, abre a exposição “Herança Cultural da Póvoa de Lanhoso”, no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso. A edição de 2022 das Festas Concelhias em Honra de S. José encerra às 20h00, com uma Sessão de Fogo.

De lembrar que, de 18 a 20 de março, decorre nos estabelecimentos de restauração e alojamento aderentes à iniciativa fins-de-semana gastronómicos “Sente-se à mesa com a gente”, dando destaque ao Cabrito à São José & Rochas do Pilar. Nestas mesmas datas, a Praça Eng. Armando Rodrigues acolhe uma mostra de artesanato e produtos regionais de São José.