Hoje, dia 27 de Outubro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, assinou em Lisboa, na Joalharia do Carmo, um protocolo de cooperação para a promoção e divulgação da Filigrana de Portugal Certificada. Este protocolo, assinado com a empresa Valor do Tempo, que é detentora desta joalharia antiquíssima e emblemática de Lisboa, envolve também o Município de Gondomar e a A.Certifica, empresa responsável pela certificação da Filigrana da Póvoa de Lanhoso.
No evento, além do Presidente, do Vereador responsável pelo Turismo e Eventos, Ricardo Alves e do deputado povoense na Assembleia da República, Gilberto Anjos, estiveram presentes os artesãos e ourives da Póvoa de Lanhoso, para testemunhar a assinatura deste protocolo que os coloca em destaque e ao seu trabalho - a filigrana, num espaço que lhes é exclusivamente dedicado, pois só será comercializada filigrana certificada.
Sendo opção desta joalharia comercializar exclusivamente filigrana certificada, a oferta ao público será de 100% de peças que exibam uma punção e uma etiqueta de certificação que comprovam a sua singularidade e autenticidade.
A associação desta Ourivesaria, uma “Loja com História”, que conta já com quase 100 anos de existência e mantém intacta a sua fachada e características originais, à nossa filigrana, é a parceria perfeita para levar ainda mais longe o produto mais identitário da Póvoa de Lanhoso. Acresce ainda a mais-valia da sua localização, que sediada na zona mais central da cidade de Lisboa é dos espaços pedonais mais movimentados e de maior afluência turística, tornando-se uma janela para o mundo.
Para a Póvoa de Lanhoso, a Filigrana, secular arte de trabalhar o ouro, sendo um recurso endógeno de excelência é um legado a manter vivo, preservando todas as suas particularidades, que deverá ser transmitido às gerações vindouras.
Pretende-se com esta parceria dar um sopro encorajador aos ourives e artesãos povoenses, estimulando a sua produção e criatividade, com base no potencial que a filigrana teve, tem e sempre terá para a economia e cultura do concelho da Póvoa de Lanhoso.