O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, antecipa o sucesso da edição de 2023 dos Fins de Semana Gastronómicos – Sente-se à mesa com a gente e deseja que “a Póvoa de Lanhoso esteja, mais uma vez, nas bocas do mundo, por boas razões”.
O “Cozido à Portuguesa” é servido nas mesas dos estabelecimentos aderentes já nos dias 19 e 21 de fevereiro. Mais do que promover a gastronomia, apoiar restauração e o alojamento, esta proposta é um convite para partir à descoberta da Póvoa de Lanhoso.
A apresentação desta iniciativa decorreu, na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro. A novidade é que a Câmara Municipal reforça esta proposta, adicionando um ingrediente cultural, que se baseia em dois elementos históricos e patrimoniais representativos do concelho: o ex libris, Castelo de Lanhoso, e a Filigrana. De que forma? Através da oferta aos clientes dos restaurantes de entradas gratuitas para a Torre de Menagem e de um cupão que habilita ao sorteio de um coração de filigrana certificada de Portugal, em ouro, produzido pelos filigraneiros locais. Uma associação que “também ajuda a reforçar a identidade da Póvoa de Lanhoso, como terra da Maria da Fonte, do Castelo de Lanhoso e da Filigrana”, destacou Frederico Castro. “Dados comparativos entre 2021 e 2022, mostram que progredimos francamente a todos os níveis e isso significa que a Póvoa de Lanhoso está no caminho certo e que este tipo de iniciativas tem de se manter e tem de ser reforçado com imaginação”, acrescentou.
Depois do “Cozido à Portuguesa” (19 e 21 de fevereiro), os Fins de Semana Gastronómicos prosseguem, de 17 a 19 de março, com o “Cabrito à S. José & Rochas do Pilar”. Nos dias 13 e 14 de maio é o “Senhor Bacalhau” que tem destaque à mesa, seguindo-se, de 1 a 3 de setembro, o “Bife à romaria”. Outubro traz, nos dias 21 e 22, o “Pica no Chão” e a edição de 2023 fica completa, a 25 e 26 de novembro, com as “Papas de sarrabulho e rojões”. Um total de 12 empreendimentos turísticos associa-se, oferecendo descontos de 10% aos clientes.
A apresentação desta iniciativa gastronómica e turística decorreu numa unidade de alojamento, em Calvos. O autarca Povoense esteve acompanhado pelo Vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves.
Dados positivos confirmam rumo certo.
Na oportunidade, o Vereador responsável pelo Turismo e Eventos apresentou números “positivos e encorajadores” relativos à economia local. Citando dados da Associação Empresarial de Braga, Ricardo Alves deu conta de que, em 2022, a Restauração teve um acréscimo de 68 por cento, comparativamente com 2021. Quanto ao Comércio e Serviços, teve um acréscimo de 19 por cento e o Alojamento teve um acréscimo de 98 por cento. Em 2022, o volume de negócios da restauração foi de 11 milhões de euros. “São valores que, na prática, confirmam o rumo que queremos dar à Póvoa de Lanhoso em termos de destaque turístico e de atratividade, porque é com estas iniciativas e com outras que vamos desenvolver ao longo do ano, que se solidifica a marca Póvoa de Lanhoso e faz com que indústria, comércio, economia local, tudo vá sendo alavancado”, considerou.
A gastronomia é, pois, um dos pretextos que convida todas as pessoas para visitar ou revisitar a Póvoa de Lanhoso e para desfrutar daquilo que o concelho tem de melhor para oferecer.