Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Formação em “Técnicas de Filigrana Simples” – Município Povoense continua apostado na valorização da Arte da Filigrana
publicado a 29 de outubro de 2025

Teve início na passada segunda-feira, no Pólo da Póvoa de Lanhoso do CINDOR, mais uma formação certificada, em “Técnicas de Filigrana Simples”.

Com formandos/as oriundos/as maioritariamente da Póvoa de Lanhoso, também pessoas vindas de Braga e de Vieira do Minho decidiram inscrever-se e participar nesta formação.

Esta é a segunda formação que resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria. Estas duas entidades assinaram no passado dia 11 de junho, um protocolo de implementação de Formação Especializada em Filigrana, marcando o surgimento de um novo Pólo do CINDOR, na Póvoa de Lanhoso.

A Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, esteve presente na sessão de abertura e enfatizou “ Esta iniciativa representa não apenas a preservação de um saber ancestral, mas também uma oportunidade concreta de emprego e de valorização do talento local, numa área em que há necessidades reais e potencial de crescimento. Que este percurso seja um ponto de encontro entre o passado e o futuro, e que daqui nasçam novas mãos criadoras que levem a filigrana portuguesa ainda mais longe."

Com orientação especializada de uma formadora que começou ainda em criança a trabalhar nesta arte, os/as formandos/as vão aprender a dominar as técnicas essenciais que vão desde a fundição da liga metálica até à preparação do fio de filigrana, utilizando os equipamentos e processos adequados.

A primeira formação que decorreu de 14 a 31 de Julho e na qual participaram 20 pessoas, teve uma duração total de 200 horas. O objetivo, além da “Iniciação às Técnicas da Filigrana” era proporcionar uma aprendizagem prática desta arte tradicional tão minuciosa.

Estão a decorrer as inscrições para uma terceira formação, esta em horário pós-laboral, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 23h30, destinada a pessoas com 18 anos ou mais e 9.º ano de escolaridade ou superior, empregados/as ou desempregados/as. O foco da aprendizagem, nesta ação, é a “Preparação de fio para peças com Filigrana”.

O Município da Póvoa de Lanhoso reforça, assim a estratégia de contribuir para a valorização e perpetuação da arte ancestral da Filigrana no território, dando passos decisivos para a qualificação de novos/as profissionais e para o fortalecimento do setor da ourivesaria, joalharia e relojoaria.

De relembrar que a Arte da Filigrana foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, em Maio de 2023. Este era um reconhecimento há muito almejado pois a filigrana é uma nobre tradição que afirma a memória e a identidade povoense.