A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu a Gala do Desporto, como forma de reconhecimento do mérito desportivo de atletas e equipas Povoenses e de incentivo à melhoria das suas prestações.
Esta Gala do Desporto realizou-se na noite de 23 de março, no Cine Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. -Valorizar, destacar, acarinhar e reconhecer o esforço dos atletas, técnicos e dos dirigentes desportivos; e colocar a prática desportiva na agenda das rotinas diárias de cada um/a são os objetivos desta iniciativa.
Durante o evento, foram premiados atletas, clubes, técnicos e dirigentes que, ao longo da época 2017/2018, assumiram um papel preponderante na área do desporto e no movimento associativo, destacando-se entre os demais pelos seus resultados de mérito, dedicação e companheirismo.
“Este reconhecimento é acima de tudo um incentivo. Um incentivo a continuarem a vossa dedicação ao desporto e à conquista de resultados positivos. Mas, acima de tudo, um incentivo ao exemplo que vocês representam para os mais jovens. O que desejamos é que a Póvoa de Lanhoso seja um território onde a prática desportiva abranja todas as gerações, melhorando a sua qualidade de vida”, referiu o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
Destaque para a variedade de modalidades desportivas abrangidas em termos de nomeações: Atletismo, Badminton, Andebol, Boccia, Basquetebol, Ténis, Futebol, Escalada, Triatlo/Duatlo, Futebol, Corrida Orientação, BTT/Ciclismo, Enduro BTT, Corrida Orientação e Automobilismo.
Para se chegar às nomeações, uma Comissão de Avaliação realizou um processo de seleção e analisou mais de 60 candidaturas. Esta Comissão é composta por 12 representantes da Autarquia e de entidades desportivas e de comunicação social locais.
De referir ainda que o Município da Póvoa de Lanhoso aderiu, em 2018, ao programa Município Amigo do Desporto, com vista à potenciação do desenvolvimento desportivo local. No decorrer desta Gala recebeu a Bandeira respetiva.
Elaborados por artesãos da Póvoa de Lanhoso, os trofeus que foram atribuídos contêm elementos da Filigrana de Portugal.
Vencedores/as
Atleta do Ano Desporto Escolar
Feminino: Diana Cistina Silva - atletismo
Masculino: Fernando Costa - andebol
Atleta do Ano Desporto Adaptado
Domingos Vieira - boccia
Atleta do Ano na Formação
Feminino: Leonor Dias - basquetebol
Masculino: Hugo Maia - ténis
Atleta do Ano
Feminino: Ana Rita Oliveira - futebol
Masculino: David Machado - corrida orientação
Atleta Revelação do Ano
Feminino: Inês Filipa Fernandes - basquetebol
Masculino: Pedro Sá - futebol
Equipa do Ano
Sport Clube Maria da Fonte - futebol sénior
Desportista de Mérito do Ano
Dionis Marna - futebol
Prémio Carreira
Agostinho Batista - futebol/associativismo local
Prémio do Público
Ricardo Braga “Manaus” - futebol