Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Geração Lanhoso incentiva partilha de recursos entre instituições
publicado a 8 de Outubro de 2018

Duas instituições Povoenses que trabalham a problemática da deficiência estão envolvidas numa experiência-piloto de partilha de recursos, no âmbito do projeto Geração Lanhoso.

Desta forma, a ASSIS – Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte e a AADVDB – Associação de Apoio a Deficientes Visuais do Distrito de Braga encontram-se a partilhar uma Sala de Snoezelen, com benefícios claros para os/as respetivos/as utentes.

A Sala de Snoezelen trata-se de um espaço equipado com material de estimulação sensorial. É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados.

Embora a terapia de Snoezelen tenha sido desenvolvida como atividade específica para a deficiência mental profunda, aquela não se destina exclusivamente a esse grupo de pessoas e estende-se a um domínio muito vasto: idosos/as dependentes, pessoas portadoras de deficiência e até crianças com necessidades educativas especiais. Esta terapia é uma alternativa e complementar à fisioterapia, à animação sócio cultural e à terapia ocupacional, de entre outras, proporcionando assim uma maior qualidade de vida.

A ASSIS é detentora deste equipamento e partilha-o com a AADVDB uma tarde por semana. Já a AADVDB abre portas aos/às utentes da ASSIS no que se refere a participar em atividades lúdicas, tais como a tecelagem e o grupo de cavaquinhos, de entre outras.

Esta partilha teve início em maio do presente ano, com uma paragem no mês de agosto pelas variadas atividades de verão a decorrer nas duas instituições. As sessões foram retomadas no mês de outubro, estando a ter um impacto muito positivo.

De lembrar que o projeto Geração Lanhoso, no âmbito da sua ação 15 – Desenvolvimento de instrumentos que facilitem a mobilidade de pessoas e serviços de utilidade publica, a nível local, reduzindo o isolamento e a exclusão social – procedeu à sensibilização de responsáveis das instituições sociais locais para a importância da partilha de recursos entre estas, sejam eles recursos humanos, materiais e/ou físicos.

Numa ficha aplicada a cada instituição, conseguiu-se perceber que existem instituições que sentem necessidade de adquirir equipamentos que outras entidades locais já possuem.

Ora, por forma a unir esforços e otimizar recursos, foi proposto a duas instituições que realizassem a já referida experiência de partilha de recursos no sentido de preencher uma lacuna e uma necessidade sentida por outra instituição.

O projeto Geração Lanhoso tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como parceiro local e a Sol do Ave como entidade promotora e coordenadora, sendo promovido no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 3G) financiado pelo Fundo Social Europeu.