Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“Gestão de Stress” na escola em programa experimental da Team4school
publicado a 2 de abril de 2019

A Team4School, equipa multidisciplinar do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, encontra-se a dinamizar o programa de Promoção de Experiências Positivas para Crianças e Jovens – PEP-CJ, desde janeiro do ano corrente. Trata-se de um programa investigação-ação, cujo tratamento de dados é da responsabilidade da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Esta ação emerge como resposta às necessidades do Agrupamento, principalmente às que envolvem aspetos comportamentais e as necessidades de promoção de competências auto regulatórias dos alunos e das alunas. A implementação do PEP-CJ promove as competências socio emocionais, comumente denominadas competências de vida.

A dinamização das sessões acontece junto de cerca de 40 alunos/as do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Integrada do Ave, às quintas-feiras, em horário reservado às atividades extracurriculares. Estas sessões consistem na aplicação das atividades estipuladas pelo programa, que visam trabalhar os temas de cada módulo, recorrendo a memórias e situações reais vividas pelos alunos e pelas alunas. A partilha das experiências é fundamental uma vez que prepara estes/as jovens para situações diferentes. As crianças usufruem também de sessões de relaxamento. O objetivo destas últimas é que adquiram ferramentas necessárias para lidarem com as emoções e sentimentos em situações do dia-a-dia.

No final do módulo “Gestão de Stress” a equipa responsável delineou que fossem desenvolvidas ações de expressão corporal das emoções para que os/as estudantes possuam não só o conhecimento teórico, mas também para que reconheçam, em si e nos outros e nas outras, os diferentes estados e apliquem as técnicas que lhes permitem melhorar os seus relacionamentos.

Terminada a aplicação do primeiro módulo deste programa, os/as alunos/as puderam avaliar o mesmo, sendo essa avaliação positiva e percetível de melhoria das competências trabalhadas.

De seguida, será dada continuidade ao programa através dos módulos: Trabalho em Equipa, Cooperação, Empatia; Gestão do Tempo; Resolução de Problemas; e Motivação e Comunicação.

Desta forma, prevê-se que a aplicação deste programa, que é nesta fase experimental, possa ser alargada.