Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

III Mercado de Oportunidades fortalece ecossistema económico da Póvoa de Lanhoso
publicado a 9 de janeiro de 2025

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e o Presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, abriram hoje, 9 de janeiro, a terceira edição do Mercado de Oportunidades na Póvoa de Lanhoso.
Este evento, que decorre até amanhã, na Praça Eng. Armando Rodrigues, conta com a participação de 14 entidades, entre empresas Povoenses e instituições locais e regionais, com ligação à empregabilidade e ao empreendedorismo.
Destacando que o Mercado de Oportunidades (MO) é “uma iniciativa de sucesso que veio para ficar”, o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, alertou para a urgência da transição digital das empresas. “Precisamos de nos posicionar na linha da frente, junto daqueles que já estão a competir em termos digitais e que já têm clientes do outro lado da rua e do outro lado do mundo. A Póvoa de Lanhoso tem vindo a fazer esse trabalho e tem de continuar a fazer. E, aqui, o Bairro Comercial Digital é muito importante”, referiu.
Frederico Castro deu conta da criação do Gabinete de Apoio à Empregabilidade que, em 2024, conseguiu a colocação de perto de 70 pessoas, dando resposta a necessidades de recrutamento das empresas, por um lado, e das famílias, por outro lado.
De entre outras considerações, o autarca Povoense também salientou a importância da boa parceria entre Câmara Municipal, Associação Empresarial de Braga e Associação Empresarial da Póvoa de Lanhoso para o fortalecimento do tecido económico local.
O Mercado de Oportunidades proporciona uma plataforma de interação para promover negócios e empresas locais, impulsionar o empreendedorismo, apoiar a empregabilidade e estimular parcerias, partilha e networking.
“Esta iniciativa não só celebra a vitalidade económica deste concelho, mas também reforça os laços de cooperação entre Município, tecido empresarial e comunidade local”, referiu o Presidente da Associação Empresarial de Braga (AEB), Daniel Vilaça. “Este Mercado é um exemplo concreto de como com a união do esforço se pode transformar os desafios em oportunidades, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento económico e social”, salientou. De entre outros aspetos, este responsável também apresentou um conjunto de programas que a AEB tem disponíveis para apoiar as micro e PME’s da Póvoa de Lanhoso, nos seus processos de transformação digital, internacionalização e qualificação de recursos humanos. Daniel Vilaça destacou que, com os Bairros Comerciais Digitais, o comércio da Póvoa de Lanhoso passará a dispor de um Marketplace sem qualquer custo de adesão, visando atingir 210 empresas do concelho.
Tal como nas edições anteriores, a expectativa é de que passem também pelo certame pessoas disponíveis para novas ofertas profissionais, pois as entidades presentes estarão a fazer recrutamento.
Para além de uma visita às entidades representadas neste MO, o dia inaugural ficou completo com a realização de painéis temáticos. “Desafios associados à dupla transição: digital e verde” e “Sistemas de incentivos à competitividade empresarial” são os assuntos em análise, amanhã, sexta-feira.