Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

(In)Capacidades foi o tema do último dia das Jornadas Sociais
publicado a 22 de maio de 2023

As Jornadas Sociais da Póvoa de Lanhoso, que começaram no dia 15 de Maio, chegaram ontem ao seu términus. Com o dia dedicado às (In)Capacidades, esteve na abertura a Vice-Presidente e Vereadora da Ação Social, Fátima Moreira que, mais uma vez, enalteceu o trabalho da equipa dos serviços de ação social que organizou e levou a bom porto estes quatro dias de Jornadas Sociais.

Agradecendo a todos os/as presentes, reforçou a pertinência do tema e os novos desafios que se colocam a este grupo da população, às instituições e às famílias. Para enquadrar o tema no contexto da área da saúde começou por convidar a intervir a Enfermeira Sofia Oliveira do ACES Gerês/Cabeira.

Sofia Oliveira, especialista na área da saúde mental, falou acerca das necessidades e potencialidades das pessoas que sofrem de doença mental, mas, em primeiro lugar, explicou o que é a doença mental e a saúde mental. Esta técnica dinamizou ainda uma sessão de relaxamento, da qual puderam usufruir todos os presentes.

As três instituições do concelho que trabalham na área da deficiência mental fizeram-se representar através das suas técnicas, designadamente, Cíntia Costa, da Assis, Joana Branco da AADVDB e Carla Malaínho da Casa de Trabalho. Estas técnicas tiveram oportunidade de explicar o trabalho que é feito nas suas instituições, dando a conhecer as repostas de que as mesmas dispõem e de partilhar as suas experiências.

(In) Capacidades foi o tema que, propositadamente, o Núcleo Local de Inserção escolheu para refletir, em conjunto com estas instituições locais, cujo trabalho gira em trono de incapacidades e que visam promover a integração dos seus utentes, com estratégias ajustadas às necessidades de cada um.

No período da tarde, realizou-se a visita prevista a Vila do Conde, onde está sediado o “Projeto Valor In, valorizar Integrando” da empresa MADI. Nesta visita participaram todos os/as presentes no debate da manhã, aos quais se juntaram os/as técnicos/as do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Este projeto, cujo enquadramento foi feito pela Dr.a Isabel Querido de Sá e pela Dr.a Antonieta Correia, é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, onde pessoas com deficiência e/ou doença mental ou outras vulnerabilidades prestam serviços a empresas.  O objetivo final é, consequentemente, propiciar a essas pessoas o acesso a um nível de qualificação e capacitação que facilite a possibilidade da sua possível posterior integração no mercado de trabalho.