Foram levadas a efeito duas intervenções no Espaço da Feira Semanal, que tiveram como objetivo o conjunto das árvores daquele espaço, todas elas de grande porte.
Aquelas árvores não tiveram qualquer intervenção sanitária ao longo dos anos e, por se tratar de uma zona da vila bastante frequentada, circulando por ali, regularmente, um grande número de pessoas e porque é uma zona de estacionamento por excelência, acrescentando ainda os dias de feira semanal em que a afluência é acrescida, tornava-se imprescindível levar a efeito estas ações, acautelando pessoas e bens.
Após a realização de um trabalho de campo, desenvolvido em conjunto com o departamento dos espaços verdes do município e com a empresa Planeta das Árvores, especializada em Arboricultura, foi avaliado o estado fitossanitário das árvores.
Tendo-se verificado que quatro dessas árvores apresentavam podridão interior nos seus troncos principais e que eram já portadoras de doenças, procedeu-se ao abate das mesmas, por apresentarem riscos para a segurança pública.
A segunda intervenção foi uma poda de manutenção ou sanitária. Esta operação teve como objetivo eliminar alguns galhos e ramos secos e em risco de queda, proporcionando às árvores um desenvolvimento mais saudável, mais seguro, tornando-as assim mais adequadas ao espaço onde se encontram. Esta poda serviu ainda para melhorar os aspetos estéticos e paisagísticos, além de assegurar as condições fitossanitárias das diferentes espécies arbóreas.
Tendo em conta que a arborização é essencial para proporcionar bem-estar e boa qualidade de vida a toda a população, os Serviços do Município levaram a efeito estas ações, valorizando também o cenário urbano.
As preocupações ambientais são um dos compromissos do executivo e, sabendo-se que as árvores prestam inúmeros serviços ambientais, tais como melhoria da qualidade do ar e maior conforto térmico e acústico, favorecem a regulação do regime hídrico, servem de abrigo e alimento à fauna, aportando benefícios à saúde física e mental, é do interesse de todos os povoenses, que os nossos espaços sejam mantidos e conservados nas melhores condições.