Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Jogos Sem Barreiras animaram jovens da Póvoa de Lanhoso
publicado a 14 de agosto de 2018

Oito equipas, compostas por muitos jovens, participaram na II edição dos Jogos Sem Barreiras, que decorreu no passado sábado, 11 de agosto, na Piscina Municipal Descoberta da Póvoa de Lanhoso. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, acompanhou a realização desta iniciativa, que marcou, nesse dia, o Sunset – Verão na Piscina.

Esta atividade foi promovida pelo Projeto Geração Lanhoso, em parceria com a Associação Cultural da Juventude Povoense, a Associação Cultural dos Jovens de Valdemil e a Associação Juvenil de Vilela.

 “O nosso agradecimento, em nome da autarquia, pelo empenho e entusiamo quer dos participantes quer da organização em relação a estes Jogos Sem Barreiras. Estão de parabéns!”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, à margem deste evento. Para Avelino Silva, esta iniciativa “é bem reveladora da importância das parcerias e do envolvimento das associações, neste caso, juvenis para a concretização de eventos acarinhados pela nossa comunidade como é este”.

Em primeiro lugar ficou a equipa Maluki, com 59 pontos. Para além desta, participaram ainda Genmundus, Diverlanhoso, AJC, Six Pack, Maluki, Activus, OROFSOF e Os Milagres Acontecem.

Cada equipa, composta por três elementos femininos e três elementos masculinos, teve de superar cinco provas: o Jogo do Puzzle; o Jogo da Baliza; o Jogo dos Baldes; o Desafio de Cheiros; e o Jogo do Vestuário. Este último jogo consistiu numa espécie de gincana, em que os atletas tinham que ultrapassar obstáculos, que os obrigavam a rastejar, a saltar e equilibrarem-se.

As três melhores equipas receberam prémios. Assim, o primeiro classificado, a equipa Maluki com 59 pontos, recebeu uma noite na Casa da Quinta de Caldeses para os seis participantes com o apoio da Câmara Municipal; o segundo classificado, a equipa Six Pack com 56 pontos, recebeu um salto de pêndulo para os seis participantes oferecido pela Diverlanhoso; o terceiro classificado, a equipa da Activus com 52 pontos, recebeu um jantar para os seis participantes no restaurante Velho Minho.

O júri decidiu atribuir o prémio para melhor totem (dez treinos gratuitos oferecido pelo Ginásio Bem Me Quero) à equipa Maluki. A todos/as os/as participantes, o ginásio Activus ofereceu um voucher de acesso ilimitado àquele espaço durante um mês.

Esta atividade foi promovida pelo Projeto Geração Lanhoso, em parceria com a Associação Cultural da Juventude Povoense, a Associação Cultural dos Jovens de Valdemil e a Associação Juvenil de Vilela.

Os Jogos Sem Barreiras contaram com o apoio de diversas entidades locais, para além da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, tais como a Diverlanhoso, o ginásio Activus, o ginásio Bem Me Quero, a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, a Foco Criativo, a FM Brindes e o Pingo Doce.

Este evento inseriu-se no âmbito da Semana da Juventude e da programação Verão com(n)vida, tendo-se realizado na Piscina Coberta Municipal da Póvoa de Lanhoso, com início pelas 18h30 e fim pelas 23h00.

De lembrar que o Projeto Geração Lanhoso tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como parceiro local e a Sol do Ave como entidade promotora e coordenadora, sendo financiado no âmbito do Fundo Social Europeu - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 3G).