O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, esteve presente na cerimónia de colocação da 1.a pedra da obra de edificação da ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, que decorreu no passado dia 30 de Junho, em Geraz do Minho.
A construção da ERPI, que foi aprovada no âmbito de uma candidatura ao Programa Pares 3.0, é da responsabilidade da Em Diálogo – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso, terá um custo superior a 5 milhões de euros e vai contar, também, com a comparticipação financeira de 20% do valor não financiado por parte do Município da Póvoa de Lanhoso.
Com capacidade para 80 lugares em ERPI, esta nova infraestrutura que se destina a colmatar uma necessidade deste território irá dispor, também, das valências de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para 30 e para 40 utentes, respetivamente.
O Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, depois de cumprimentar todos os presentes e de agradecer o trabalho e dedicação de todos os que tornaram possível este momento, enalteceu o serviço, em prol da comunidade, que a “Em Diálogo” tem vindo a realizar ao longo de tantos anos.
Referindo-se à construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, cuja primeira pedra foi, simbolicamente, colocada, frisou: “Esta ERPI tem, desde logo, um mérito enorme, pois vem suprir uma necessidade que existe no baixo concelho, apesar de ser evidente que esta estrutura não tem uma missão específica para este território, mas há muito tempo que a parte do Vale do Cávado da Póvoa de Lanhoso reclamava um equipamento desta natureza, por isso, eu acho que o dever das autarquias é estarem disponíveis para colaborar e para darem o contributo possível em cada momento.”
E continuou, sublinhando: “quero reconhecer o importante papel que, desde logo, tiveram a Junta e a Assembleia de Freguesia que aprovaram a doação de parte deste terreno, porque ao fazê-lo contribuíram, não só para o desenvolvimento de Geraz do Minho, mas também para o desenvolvimento do concelho e do baixo concelho.
Quero agradecer esse gesto, em nome da Câmara Municipal, pela visão que tiveram e a permanente disponibilidade para colaborar com a Associação Em Diálogo e com a Câmara Municipal para que este processo se concretizasse rapidamente, porque era importante a Associação “Em Diálogo” ter um local para instalar este equipamento, pois a candidatura ao Pares 3.0 exigia que assim fosse.”
Relativamente ao financiamento acrescentou: “Também devo referir que a Câmara Municipal, num compromisso assumido pelo anterior executivo, do qual eu fazia parte como Vereador da oposição, ficou definido que a autarquia iria comparticipar com 20% do valor inicial, numa proposta aprovada por unanimidade. Esse compromisso, que à data apontava para um valor de 214 mil euros, com a subida exponencial dos valores de matérias-primas e de mão-de-obra passou para um valor muito próximo do meio milhão de euros. Mas o compromisso mantém-se! Esse valor, que quase duplicou, é muito bem aplicado neste equipamento, é um excelente investimento que a autarquia vai fazer. A Câmara Municipal e a “Em Diálogo” precisam deste equipamento ao serviço das populações!
Nesta sessão, que decorreu no Campo de Futebol da freguesia de Geraz do Minho, onde irá nascer esta estrutura, estiveram também presentes a Vice-Presidente, Fátima Moreira e os Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, o Deputado da Assembleia da República, Gilberto Anjos e várias outras figuras representantes das forças vivas, quer da freguesia de Geraz do Minho, quer do concelho da Póvoa de Lanhoso.