Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Município da Póvoa de Lanhoso adere à “Hora do Planeta”
publicado a 25 de março de 2022

O Município da Póvoa de Lanhoso aderiu à Hora do Planeta 2022, uma iniciativa da WWF (World Wildlife Fund), que assenta em medidas de sensibilização e alerta da população em geral para a necessidade de adotar comportamentos sustentáveis, em prol do planeta e das gerações futuras.

Assim, no dia 26 de março, o Município compromete-se a desligar as luzes entre as 20h30 e as 21h30, nos seguintes espaços municipais: Edifício dos Paços do Concelho, Castelo de Lanhoso, Theatro Club, Centro de Interpretação Maria da Fonte, Estátua Maria da Fonte e Parque do Pontido.

Esta iniciativa realiza-se anualmente desde 2007 e é um movimento global contra as alterações climáticas que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o Planeta. Todos os anos, no último sábado de março, casas, ruas, edifícios e monumentos apagam as suas luzes na “Hora do Planeta”, criando um impacto impossível de ignorar. Mais de 3,5 mil milhões de pessoas de 190 países mostraram o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as luzes.

No âmbito da evolução da campanha da Hora do Planeta, cujo tema é o restauro da Natureza e do conceito “Liga-te ao Planeta”, o município compromete-se, durante este ano, a reduzir a fatura energética do Município, pondo em prática várias medidas, designadamente a substituição das lâmpadas comuns pelas LED, a otimização do funcionamento dos aparelhos de climatização, a instalação de sensores de presença e a adequação da iluminação pública à luz solar disponível.

Convidamos todos a juntarem-se a este movimento, desligando também as luzes da sua casa entre as 20h30 e as 21h30.