O Município da Póvoa de Lanhoso, através do seu Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal (GACI) dinamizou, ao longo de 10 sessões semanais, o primeiro grupo psicoeducativo para cuidadores informais. Foram abordados temas como as vivências, o autocuidado e o bem-estar das cuidadoras, as demências, a comunicação, os cuidados de saúde, as medidas de apoio social e legal e fatores psicológicos associados ao cuidar. Esta iniciativa foi levada a efeito em parceria com o Projeto Cuidar de Quem Cuida.
Na sua dinamização, o grupo psicoeducativo contou com a colaboração da Associação “Em Diálogo”, da Unidade de Cuidados à Comunidade - UCC Coração do Minho do ACES Gerês/Cabreira, do Núcleo de Intervenção Social para a Póvoa de Lanhoso do Instituto de Segurança Social e dos Serviços Sociais e de Saúde do Município.
Atento à sustentabilidade das iniciativas, o Município da Póvoa de Lanhoso perspetiva já a continuidade do apoio a este grupo de cuidadoras informais na modalidade de Grupo de Ajuda Mútua, bem como a abertura de novos grupos psicoeducativos noutros pontos do concelho.
Assim, se é Cuidador/a Informal e gostaria de participar num próximo grupo psicoeducativo, ou precisa de esclarecer alguma dúvida do seu interesse, pode fazer a sua inscrição ou contactar o Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal (GACI), no edifício da Casa da Botica, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 18h, através dos contactos telefónicos: 253 639 700/253 639 794/966 569 569, ou através do email: gaci@mun-planhoso.pt.