- Rede OTL reforça resposta com mais crianças abrangidas e mais parceiros envolvidos
Passado o Carnaval, importa agilizar as próximas férias letivas e, com esse intuito, a Câmara Municipal realizou uma reunião com da Rede de Parceiros dos Programas de Ocupação de Tempos Livres (OTL).
Esta reunião permitiu projetar a edição do Programa OTL para o período da Páscoa, tendo sido alinhados os procedimentos associados à requisição, validação e levantamento dos vouchers pelas famílias beneficiárias, garantindo-se clareza nos critérios, prazos e circuitos administrativos.
A rede visa assegurar uma oferta de programas de férias geograficamente transversal, partilhada e qualificada, que associa um fundo municipal de apoio às famílias através da atribuição de vouchers semanais para frequência dos programas OTL. Na reunião foi reafirmado o compromisso de continuar a fortalecer esta resposta estruturada, colaborativa e socialmente responsável, ao serviço das crianças, jovens e famílias do concelho.
O balanço da edição referente à interrupção letiva do Natal de 2025 foi outro ponto da ordem de trabalhos. Os resultados são bastante positivos, quer ao nível da adesão, quer da capacidade de integração da rede. No total, foram integradas 281 crianças e jovens nas diferentes entidades parceiras, num universo de 10 entidades promotoras, evidenciando a robustez territorial da resposta. Este número representa um crescimento face ao mesmo período do ano anterior, reforçando a consolidação do programa no concelho.
No âmbito do apoio às famílias, foram atribuídos 44 vouchers (16 Voucher OTL e 28 Voucher OTL + Inclusivo), permitindo apoiar diretamente 22 crianças e jovens. Estes dados confirmam o impacto social da medida, particularmente junto de agregados em situação de maior vulnerabilidade.
A perceção global dos parceiros foi muito favorável, salientando-se a qualidade das atividades desenvolvidas, a articulação eficaz entre entidades e a importância do trabalho em rede, que tem permitido diversificar respostas, otimizar recursos e promover uma oferta inclusiva, educativa e recreativa de reconhecida qualidade.
Para a interrupção letiva da Páscoa, decorre até 28 de fevereiro de 2026, o período de requisição dos vouchers, nos serviços online da plataforma municipal https://atendimentonet.mun-planhoso.pt/atendimentonet/login.xhtml
Os vouchers destinam-se a crianças e jovens com idades entre os 6 e 16 anos que frequentem o 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e que beneficiem do escalão A (Voucher OTL) e a crianças/jovens que integram a Escola Inclusiva com Medidas Adicionais, e/ou sejam acompanhadas pelos Serviços Sociais do Município da Póvoa de Lanhoso ou da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
A data para o levantamento dos vouchers será entre os dias 03 e 13 de Março, no Balcão Único Municipal, ficando disponíveis para livremente serem utilizados na rede de parceiros de programas OTL.
A planificação dos Programas, por parte das Entidades Parceiras, deverá considerar a implementação de programas de carácter inclusivo, educativo, cultural, desportivo e recreativo e a rentabilização dos recursos existentes no território e que se apresentem como uma mais-valia à dinamização das atividades.
A Rede de Parceiros é composta pelas seguintes entidades: a Associação Cultural Recreativa Desportiva de Frades – Projeto FTE, a Associação Em Diálogo – Polo da PVL / Polo de Monsul, o Centro de Atividades Rikiki Diver Sapiens, o Centro de Estudos “Ás do saber”, o Centro de Estudos Arte do Saber, o Centro de Estudos Cubo Mágico, o Centro de Estudos Gervásia, o Centro Social e Paroquial de Garfe, o Centro Social de Taíde, o Centro Social Teresiano de Verim, a Comissão de Melhoramentos St.ª Emilião e a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.