Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Município povoense e TecMinho promoveram sessão acerca de “Práticas Sustentáveis nos Pilares Ambiental, Social e Governança (ESG)”
publicado a 13 de novembro de 2025

Realizou-se no passado dia 11 de Novembro, o workshop “Práticas Sustentáveis nos Pilares Ambiental, Social e Governança (ESG)”, promovido pelo Município e pela TecMinho, em parceria com e o Cluster das Indústrias Culturais e Criativas.
O Centro Interpretativo Maria da Fonte foi o local escolhido para acolher esta iniciativa que foi bastante participada e que integra o projeto Shift2DigitalGreen, que visa apoiar as PME na transição digital e sustentável.

A Gilberto Anjos, Vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, couberam as honras de abertura desta sessão, bem como a Paula Dias, Coordenadora da Unidade de Parcerias para a Inovação da TecMinho, que na sua intervenção reforçou a importância do papel da sustentabilidade como caminho para o desenvolvimento económico local e da competitividade empresarial.

“ESG: Da Pressão à Oportunidade — Como Transformar Sustentabilidade em Valor”, foi o tema da intervenção de Luís Cristino (OMA – Sustentabilidade), que salientou a importância de transformar as exigências ambientais, sociais e de governança em decisões estratégicas e oportunidades de diferenciação para as empresas.

O momento seguinte foi dedicado a uma mesa-redonda prática, moderada por Luís Cristino, que reuniu duas PME nacionais de referência. Andreia Afonso, da Deifil, empresa tecnológica de Biotecnologia, da Póvoa de Lanhoso, partilhou a sua experiência na integração do pilar ambiental e social, destacando a inovação científica como ferramenta estratégia para criar valor económico e impacto ESG. Vera Morgado, da AGOVI, apresentou a abordagem global da empresa de metalomecânica aos três pilares ESG, evidenciando a implementação de iniciativas ambientais, sociais e de governança, e o processo de elaboração do seu primeiro relatório integrado.

A sessão, marcada pela partilha de exemplos práticos, boas práticas e ferramentas de aplicação, reforçou a ideia de que a sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se afirmar como condição essencial de futuro para as empresas.
Em resposta ao desafio lançado pelo Município ao compromisso de apoio ao tecido empresarial, a próxima sessão a desenvolver pela TecMinho, no concelho, será sobre “Financiamento para a Transição Digital e Verde: Apoios e Oportunidades para PME”, com o objetivo de apresentar soluções e mecanismos práticos que permitam às empresas assegurar o financiamento necessário para a sua transição verde e digital.

Promovida no âmbito do projeto Shift2DigitalGreen, cofinanciado pelo COMPETE 2030, Portugal 2030 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a iniciativa reafirma o compromisso da TecMinho e dos seus parceiros na promoção de um tecido empresarial mais inovador, sustentável e competitivo.