Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

NLI promove sessão de Mindfulness para o bem-estar destinada a técnicos/as do SAAS e do NLI
publicado a 29 de fevereiro de 2024

No âmbito do Núcleo Local de Inserção (NLI) da Póvoa de Lanhoso, decorreu uma reunião no passado dia 28 de Fevereiro, no Espaço do Idoso, com a presença de várias entidades que dele fazem parte, designadamente, das áreas da Saúde, Educação e Segurança Social.

Também representada esteve a área da formação e do emprego com o Centro Qualifica, o Centro de Emprego e, registamos pela primeira vez, a participação do Gabinete de Apoio à Empregabilidade, da Câmara Municipal.

Na primeira parte desta sessão foram subscritos os contratos e acordos de inserção com as famílias que serão acompanhadas pelo NLI, após a discussão das situações de cada uma delas e o delineamento das estratégias de acompanhamento a adotar, por cada área de intervenção.

De seguida, teve lugar uma formação destinada a técnicos/as do Serviço de Acompanhamento e Atendimento Social (SAAS) e do Núcleo Local de Inserção (NLI), ministrada por uma técnica com formação e experiencia nessa área.

“Aprendemos estratégias que não só aplicamos no nosso dia-a-dia, mas que eu acho que são essenciais para que estejamos de um modo pleno a executar as nossas funções, seja em contexto de trabalho, seja em contexto pessoal”, testemunhou a assistente social na área da saúde, que também participou.

Efetivamente, todas as pessoas que trabalham na área da ação social estão mais sujeitas a pressão, stress e desgaste, que decorrem dos contextos em que trabalham. “Foi também feita referência à regulação pessoal, à expetativa que se coloca nas situações com que estes/as técnicos/as se deparam no dia-a-dia.”, reforçou ainda esta técnica e concluiu que “é importante que cada um de nós esteja bem dentro da sua pessoa para que possa ajudar e ter um papel determinante e positivo na vida dos/das beneficiários/as”.

Fátima Moreira, Vice-Presidente e Vereadora da Ação Social, que se deslocou àquele espaço para agradecer a presença e o trabalho de todos/as, referiu a importância destas iniciativas, do trabalho que os/as técnicos/as diariamente fazem no terreno e lançou o desafio de se começar a trabalhar no novo Contrato de Desenvolvimento Social – 5G, para o qual serão necessários os contributos de todos/as.

Este novo CLdS de 5.ª Geração visa, em linhas gerais, promover a inclusão social, combater a pobreza, reforçar a coesão nos territórios mais vulneráveis e será promovido no âmbito do PRR.