Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Novos órgãos autárquicos Póvoa de Lanhoso tomaram posse
publicado a 4 de novembro de 2025

Frederico Castro iniciou segundo mandato à frente da Câmara Municipal

Os próximos quatro anos serão o período de maior prosperidade da história da Póvoa de Lanhoso. Frederico Castro deixou esta garantia, quando falava na sua primeira intervenção, após a tomada de posse para um segundo mandato como Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na tarde de ontem.
Prevendo um mandato de “muito trabalho e de grandes concretizações”, Frederico Castro assumiu diversos objetivos, que serão realidade, um deles, já no prazo de um ano: a elevação da Póvoa de Lanhoso a cidade.

A ampliação da rede de saneamento básico e a criação da via circular urbana serão também objetivos centrais e prioritários para o mandato, em simultâneo com a concretização da Estratégia Local de Habitação, a nova Loja do Cidadão, a criação de um Complexo Desportivo Municipal e a Requalificação do Pavilhão Desportivo da Escola Básica Gonçalo Sampaio, o novo Centro de Competências da Filigrana e a criação de um novo Centro Interpretativo do Território, a Requalificação do Cine-Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, o alargamento do Parque do Pontido e a conclusão do Centro de Recolha Oficial de Animais. “Fazer bem é dotar o concelho de infraestruturas que são necessárias há muitos e muitos anos, que mereceram da nossa parte, no primeiro mandato, um trabalho de planeamento, elaboração de projetos, submissão de candidaturas, que estão hoje já aprovadas e garantidos os seus financiamentos no PT 2030, no PRR, junto do ICNF e da AMA, e que, ao longo deste mandato vão ser, todas elas, uma realidade”, assegurou o autarca Povoense.

A cerimónia de ato de instalação dos novos órgãos autárquicos para o mandato 2025-2029 realizou-se na tarde de 2 de novembro, no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. “Aos autarcas eleitos para este mandato, quero deixar a garantia de que vamos manter a mesma disponibilidade com revigorada força de vontade, sempre na procura de soluções para as necessidades da comunidade que servimos, assegurando inerentemente estreita cooperação com todos os órgãos municipais”, assumiu o Presidente da Câmara.

A cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos contou, para além das pessoas eleitas, com a presença de convidados/as, como representantes de entidades locais e regionais e Deputados/as da Assembleia da República, de entre outros/as. O espaço escolhido foi capaz de acolher as centenas de pessoas presentes nesta cerimónia. No final da componente formal, a sessão prosseguiu animada pelas atuações musicais de artistas Povoenses como Os Pêgas, Naty & Pêga, Tiago Maroto, Patrícia Ferreira, Tody Moreira, Hélder Baptista e Cláudia & Joana.

António Queirós escolhido novamente para dirigir Assembleia Municipal

Depois de o Presidente cessante da Assembleia Municipal, António Queirós Pereira, ter dado posse aos elementos da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal (eleitos diretamente e por inerência), realizou-se a primeira sessão do mandato 2025-2029 da Assembleia Municipal, presidida pelo próprio, o cidadão mais votado para aquele órgão no sufrágio de 12 de outubro. Posteriormente, António Queirós Pereira foi eleito para um segundo mandato como Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, tendo, na sua primeira intervenção, anunciado como novidade, que irá propor a realização de ações de formação para apoiar os/as novos/as eleitos/as. “Pretendemos assim reforçar a qualificação e a capacitação de todos os autarcas, assegurando que cada um exerça o seu mandato com segurança, conhecimento e eficácia”, explicou António Queirós Pereira.
De referir que a cerimónia englobou as atuações de um Quinteto de Metais e de Patrícia Bouças, que interpretou, já a encerrar a sessão formal, o Hino da Maria da Fonte.