O Vereador responsável pela Proteção Civil do Município da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves, colocou uma armadilha para captura de vespas asiáticas no jardim da Câmara Municipal.
Esta campanha de combate surge no âmbito da candidatura “Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave”, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo o seu objetivo capturar as vespas fundadoras, reduzindo assim o número de ninhos.
O crescimento do número de ninhos da vespa velutina é considerada um perigo quer para o ser humano, quer a nível ecológico, ambiental e socioeconómico, pois para além de abelhas, esta espécie alimenta-se de outros insetos polinizadores, pondo em risco a biodiversidade, o processo de polinização vegetal e a produção de mel.
Esta iniciativa resulta do acréscimo significativo do número de pedidos de destruição de ninhos, pois em 2021, os Serviços Municipais de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso receberam cerca de 600 notificações, tendo sido validados 420 ninhos de vespa velutina ativos.