Está concluída mais uma edição de formação parental para pais e mães de jovens com idades entre os 11 e os 16 anos.
A Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, entregou os certificados de participação aos oito pais e mães que, desde 13 de fevereiro, frequentaram o Programa de Formação Parental “Mais Família, Mais Jovem”, na Escola Básica do Ave, em Taíde (Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso).
O programa decorreu com periodicidade semanal, em período pós-laboral, das 18h30 às 20h30, tendo a sessão final de celebração ocorrido no passado dia 12 de maio.
Esta iniciativa de continuidade integra-se nas atividades dinamizadas pelo Gabinete de Apoio à Parentalidade do Município e resulta da colaboração com o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, tendo como objetivo apoiar os pais e as mães de jovens adolescentes a partilhar e a responder aos desafios com que se confrontam, proporcionando-lhes um contexto de promoção de estratégias parentais que se enquadram numa lógica de parentalidade positiva.
A parentalidade é o processo através do qual os pais e as mães assumem a responsabilidade pelo bem-estar dos filhos e das filhas, e através do qual se tornam modelos para as novas gerações. O processo consiste na capacidade dos/as progenitores/as em cooperar com as filhas e os filhos ao longo do seu desenvolvimento, no sentido de dar resposta às suas necessidades.
Numa época em que o exercício da parentalidade coloca múltiplos desafios, entre os quais regular o uso excessivo de telemóveis e de outros ecrãs, por parte das crianças e jovens, a sensibilização dos pais e das mães assim como da comunidade para a importância do desenvolvimento de uma relação e comunicação positiva, no âmbito da promoção de uma Parentalidade Positiva, assume-se como prioridade, sabendo que competências parentais ajustadas contribuem para o bem-estar psicológico e emocional das crianças e jovens e para o seu desenvolvimento integral.