O Plano Operacional Municipal da Póvoa de Lanhoso para 2023, apresentado no passado dia 19 de Abril, no CIMF (Centro Interpretativo Maria da Fonte), recebeu a aprovação da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Florestais.
A sessão contou com a presença, além do Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves e do Vereador do Ambiente, Paulo Gago, do Coordenador Municipal da Proteção Civil, Pedro Dias, bem como das demais entidades que compõe esta comissão.
O Plano Operacional Municipal apresenta estratégias de prevenção e combate a Incêndios Ruais e, revestindo-se de um carácter reservado, corresponde ao caderno III do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Neste documento estão contidas as estratégias de prevenção e combate dos incêndios florestais, promovendo a articulação entre entidades e organismos municipais e sub-regionais, nomeadamente nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.
O plano aprovado consiste ainda na organização dos meios envolvidos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no âmbito municipal, enumerando e detalhando os recursos humanos e os recursos materiais, bem como os meios complementares de apoio ao combate a incêndios.
Entre outros assuntos, foi ainda apresentada aos membros desta comissão, a atividade municipal no âmbito da Gestão integrada de Fogos Rurais, nomeadamente a execução das Faixas de Gestão de Combustível, a manutenção da rede Viária Florestal, a manutenção dos Pontos de Água para Meios Aéreos e demais infra estruturas de apoio ao Combate a Incêndios Rurais.