O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro e a Vice-Presidente e Vereadora da Saúde, Fátima Moreira, participaram na sessão de apresentação do Projeto “Ponto de Fuga”. Esta é uma iniciativa que resulta da parceria com o Centro Social Vale do Homem, representado pelo seu diretor Arquiteto Jorge Pereira.
Fátima Moreira, dirigindo-se a todos os presentes, referiu que “este projeto é novo para a Póvoa de Lanhoso e, desde a primeira hora em que nos apresentaram a possibilidade de o implementar no nosso concelho, a Câmara Municipal abriu as portas e criou todas as condições para que se pudesse dar este passo, pois esta é uma resposta que faz muita falta para uma área que está identificada no nosso Plano de Desenvolvimento Social como sendo de intervenção prioritária”. Trata-se, pois, de uma resposta abrangente no âmbito da Saúde Mental.
“O Centro Social Vale do Homem encontrou no Município da Póvoa de Lanhoso um parceiro que se distingue pela recetividade, por ter sempre em conta os bons procedimentos e as boas práticas, quer com a equipa do apoio domiciliário à Saúde Mental, que já está no terreno, quer, agora, na implementação do “Ponto de Fuga”, observou o Diretor do Centro Social Vale do Homem.
“Ponto de Fuga” tem como objetivos facultar às pessoas com doença mental a participação em várias atividades, todas com um objetivo terapêutico, seja na estimulação da memória, seja na diminuição da solidão e isolamento, favorecendo a interação social. Os/as participantes têm acesso a atividades como música, teatro, pintura e de bem-estar, que contam também com a presença de um psicólogo.
Frederico Castro deu os parabéns a todos os técnicos/as presentes e aos/às participantes, mas referiu-se, especificamente, ao Diretor do Centro Social do Vale do Homem e a toda a sua equipa, agradecendo a possibilidade de implementar este projeto na Póvoa de Lanhoso.
“A implementação do “Ponto de Fuga” vai permitir-nos ajudar a melhorar a vida das pessoas. “Ponto de Fuga” pode ser aquilo que cada um mais procura, desde o desviar-se de situações incómodas à procura de soluções que acrescentem algo à sua vida, ou até mesmo à busca de um novo começo.”
“Nós, Câmara Municipal,” continuou, “devemos pautar a nossa atuação pela procura de aportar, sempre, mais momentos de felicidade à vida das pessoas e há várias formas de o fazer. Este projeto é mais uma possibilidade de criar novas condições, de criar contextos e circunstâncias, para que possamos ajudar a fazer da vida de cada um de vocês uma vida mais feliz, mais completa.”
Houve ainda tempo para a assinatura de um Protocolo de Cooperação com a Casa da Veiga. Este Protocolo pretende ser um instrumento diferenciador das respostas sociais e tem como objetivo criar sinergias que posteriormente influenciem positivamente a vida das pessoas. O compromisso ora assumido passa pelo desenvolvimento de iniciativas de formação e investigação, bem como pela sensibilização para a sustentabilidade territorial.