Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“Póvoa em Festa 2025” mobilizou mais de 25 000 participantes em dezenas de atividades culturais, desportivas e comunitárias
publicado a 28 de agosto de 2025

A Póvoa de Lanhoso viveu dias intensos de celebração com a mais recente edição de Póvoa em Festa, iniciativa que reforça a identidade cultural, social e comunitária do concelho e que decorreu entre 12 de Julho e 24 de Agosto.
O evento apresentou um programa diversificado, que incluiu iniciativas como o Mercado PVL, as Feiras de Usados e Velharias e exposições temáticas.

Contou com espetáculos musicais, concertos de bandas filarmónicas, atuações ranchos folclóricos e grupos de cavaquinhos, que trouxeram tradição e modernidade aos palcos.

Como atividades performativas, o programa contemplou a dança, o teatro, a magia para as crianças e contos encenados. Promoveu ainda momentos de bem-estar e espiritualidade, com as sessões de taças tibetanas, no aprazível Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos.
O programa ofereceu ainda iniciativas de cariz desportivo, incluindo a Caminhada Noturna, o Meeting das Águas Abertas, o Torneio de Ténis e a presentação das equipas do Sport Clube Maria da Fonte para a próxima época.

Entre os espetáculos musicais, o destaque maior vai para “As Bandas convidam os Pêgas” que, num ambiente de grande entusiasmo e com uma moldura humana verdadeiramente impressionante, reuniu 120 músicos da Banda Musical de Calvos e da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso num concerto conjunto.

O evento “Sentir Póvoa”, que este ano contou com a notável presença da fadista Cuca Roseta, encheu o Anfiteatro do Pontido de emoção e tradição. A Noite da Juventude, realizada na Praça Eng.º Armando Rodrigues, juntou centenas de jovens em torno da energia contagiante de Papillon, confirmando a vitalidade das novas gerações povoenses.

O Festival de Folclore Gonçalo Sampaio, que vai na sua 28.ª edição voltou a celebrar a identidade e a memória coletiva, reunindo grupos do concelho e da região. A Exposição Aberta de Artes Plásticas da Póvoa de Lanhoso voltou a destacar-se como espaço de valorização do talento artístico local, reunindo dezenas de trabalhos e um público sempre atento.

A diversidade da programação traduziu-se numa forte adesão popular, com a participação de mais de 25000 pessoas distribuídas pelas várias atividades. Os eventos de agosto concentraram a maioria dos/das participantes, mas houve lugar a iniciativas mais intimistas – como teatro, dança, contos encenados ou sessões de taças tibetanas, que registaram uma notável recetividade.

O "Póvoa em Festa" é hoje um marco cultural e recreativo do concelho, capaz de mobilizar diferentes gerações, criar espaço de reunião com os povoenses espalhados pelo mundo que regressam no verão, contribuindo, assim, para a dinamização do comércio local e para a valorização das tradições locais.