A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, recebeu, na tarde de 4 de maio, um grupo de 90 estudantes da EPAVE e de uma escola de Proença-a-Nova, que estão de visita ao concelho, no âmbito do projeto Partilha com Energia.
De manhã, idêntica receção havia ocorrido já na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, dado que uma das turmas também realiza intercâmbio com estudantes da Figueira da Foz.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é entidade parceira e apoia o programa “Partilha com Energia”. “Para mim, projetos como este são importantes, sobretudo, porque vos permitem trabalhar competências complementares aos currículos”, referiu Fátima Moreira, numa mensagem corroborada e reforçada pelas pessoas que representaram a EDP, em ambos os momentos, e pelas direções dos referidos estabelecimentos de ensino da Póvoa de Lanhoso.
Estes estudantes partiram à descoberta da Póvoa de Lanhoso, depois de os colegas da EPAVE e da Escola Secundária já terem visitado aqueles dois concelhos. O projeto prevê que sejam os próprios jovens, do ensino secundário e profissional, a planear, preparar e a acolher, nos seus territórios, os seus pares. Um processo que lhes permite, de forma paralela aos currículos escolares, desenvolver competências sociais e relacionais, fomentando também o sentimento de pertença ao território onde os intercâmbios se desenvolvem.
A EDP-Gestão da Produção de Energia, S.A tem vindo a desenvolver, no âmbito da sua Responsabilidade Social, o projeto “Partilha com Energia”, consubstanciado na realização de projetos que fomentam o desenvolvimento social, económico e cultural, tendo por objetivo o incremento de competências de empreendedorismo, cidadania e responsabilidade cívica nos participantes.
De acordo com este desiderato, a EDP-Gestão da Produção de Energia apresentou o Projeto “Partilha com Energia” à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e à Escola Profissional do Alto Ave uma vez que o mesmo se destina a alunos do Ensino Secundário e Profissional, tendo as mesmas demonstrado o seu interesse em integrar o referido Projeto no seu Plano Anual de Atividades no ano letivo 2022/2023, abrangendo duas turmas de Ensino profissional.
O Projeto “Partilha com Energia” define-se como um projeto educativo no âmbito da cidadania ativa, responsável e participativa, promotor da partilha de ideias e experiências entre alunos de diferentes Agrupamentos de Escolas localizados em geografias abrangidas por diferentes estruturas da EDP Produção.