Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso acolhe formação sobre prevenção dos maus tratos sobre as pessoas com deficiência
publicado a 3 de abril de 2018

No próximo dia 10 de abril, terça-feira, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e com a Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, FENACERCI, promove uma ação de sensibilização sobre “A prevenção dos maus tratos sobre as pessoas com deficiência”.

Esta iniciativa decorre no Auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte (Largo António Lopes) entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00.

Esta formação enquadra-se no âmbito da missão do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. de promoção dos direitos das pessoas com deficiência e no Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Sensibilizar os/as participantes para os instrumentos de promoção dos direitos das pessoas com deficiência; conhecer o sistema nacional de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens; e dotar os/as participantes de conhecimentos sobre os fatores de risco e de proteção em situações de maus tratos a pessoas com deficiência são os objetivos.

Os conteúdos programáticos são os seguintes: enquadramento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - Artigos 15º, 16º e 17º; apresentação do sistema nacional de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens – estrutura e intervenção - apresentação dos dados do concelho; prevenção da violência a pessoas com deficiência - identificação de fatores de risco e proteção no âmbito dos maus tratos e violência para com as pessoas com deficiência; apresentação de materiais sobre a temática; diferentes olhares - mesa redonda.

Os/as formadores/as são os/as seguintes: representante da Equipa Técnica Regional da CNPDPCJ; representante da CPCJ Local; Rogério Cação da FENACERCI e Maria Helena Alves do INR, I.P..

As inscrições são efetuadas através do envio da ficha de inscrição até ao dia 6 de abril.