Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso acolhe a I Bienal da Saúde de 15 a 17 de maio
publicado a 6 de maio de 2025

De 15 a 17 de maio, a Póvoa de Lanhoso acolhe a I Bienal da Saúde, que será desenvolvida em torno da temática “A família e a Saúde: Desafios e Oportunidades”.

O programa resulta dos contributos de diversas entidades, já que, por iniciativa do Município, foi constituída uma Comissão Organizadora, visando construir colaborativamente o evento. Pretende-se que este venha a ser um espaço de aprendizagem, participação, inovação e mobilização comunitária em torno da Saúde e dos seus determinantes.

Em 2025, esta Comissão organizadora conta com elementos da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso; da Unidade Local de Saúde de Braga, EPE; da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso; da Delegação da Póvoa de Lanhoso da Cruz Vermelha Portuguesa; da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso – Hospital António Lopes; e da Tribu22.

Em 2025, a I Bienal de Saúde da Póvoa de Lanhoso será desenvolvida em torno da temática “A família e a Saúde: Desafios e Oportunidades”, nos dias 15, 16 e 17 de maio, refletindo sobre o impacto das políticas públicas na saúde da população, promovendo o diálogo interdisciplinar e a consciência pública sobre a importância da saúde e do bem-estar no seio familiar e valorizando o papel da família como pilar da saúde física, mental, emocional e social dos indivíduos em todas as fases da vida.

O primeiro dia da Bienal, 15 de maio (Dia Internacional da Família), é dedicado à “Família: o pilar da saúde física e mental” será desenvolvido, durante o período da manhã, através de duas componentes a ocorrer em simultâneo, designadamente o Seminário de Abertura, no Theatro Club, e a ação “Saúde na Praça: passe por aqui antes que faça falta!”, com a colaboração de diferentes entidades destinada à comunidade. A tarde seguirá apenas no Theatro Club com duas Rodas de Conversa, trazendo à partilha diferentes dimensões e perspetivas sobre “Temos um bebé: e agora?”. No final deste dia, acontecerá uma ação pedagógica de rua para sensibilização na utilização dos sistemas de retenção pediátricos à saída das creches.

O dia 16 de maio, dedicado à “Saúde ao Longo da Vida”, terá, durante a tarde, um circuito dedicado à população sénior e a cuidadores informais com a dinamização de atividades por diversos parceiros. O último dia da Bienal será inteiramente preenchido pela programação inerente ao “Brincar em Família – Vamos brincar na rua!”, um evento de sucesso habitualmente dinamizado pelo Gabinete de Apoio à Parentalidade do Município.

Cada Bienal terá sempre como objetivo geral a construção de espaços de aprendizagem, participação, inovação e mobilização comunitária em torno da Saúde e dos seus determinantes, promovendo literacia em saúde e a educação para a Saúde.